“Que possa ser promovida uma educação em ecologia integral que explique a razão pela qual as decisões em nível pessoal, familiar, comunitário e político moldam o nosso futuro comum, sensibilizando ao mesmo tempo para a crise climática e encorajando mentalidades e estilos de vida que melhor respeitem a criação e salvaguardem a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana.”
(Papa Leão XIV em discurso enviado aos participantes da COP30 – novembro de 2025)
Apresentamos a seguir conteúdos e vivências que ajudarão você, seus familiares e amigos, de diferentes faixas etárias, a repensar hábitos cotidianos em vista de uma relação de maior cuidado com o Meio Ambiente
PASSEIOS
MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

Inaugurado em 2005, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento (FES), proporciona uma visão detalhada sobre a geração e distribuição de energia elétrica no estado, além de dispor de equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes que ajudam a refletir sobre questões da temática energética.
Um dos painéis, por exemplo, trata sobre a “energia que pode vir do lixo”, o biogás, cujo processo de geração se dá a partir da decomposição de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal ou industrial, sendo uma fonte estável e previsível de energia limpa e com reduzidas emissões de gases de efeito estufa.
O Museu está localizado no palacete que foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont, construído entre 1890 e 1894. Ao longo da visita, portanto, também é possível conhecer um pouco na história da cidade de São Paulo, especialmente de sua expansão urbana e industrial, e de como as mudanças no padrão de consumo das famílias, por exemplo com o uso de eletrodomésticos a partir da segunda metade do século XX, demandou aprimoramentos nas estruturas de geração e transmissão de energia.
Visite
Alameda Cleveland, 601, Campos Elísios, centro de São Paulo
Aberto de quinta-feira a sábado, das 10h às 17h
Instagram: @museudaenergia
E-mail: [email protected]
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br
CINEMA/DOCUMENTÁRIO
LIXO EXTRAORDINÁRIO

Durante dois anos, o artista plástico brasileiro Vik Muniz vivenciou o cotidiano do aterro sanitário do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). A proposta era fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte, mas ele acabou surpreendido por suas histórias e lutas por uma vida digna, em meio à realidade desoladora. Tudo isso é contado no documentário “Lixo Extraordinário”, lançado em 2009, com direção da inglesa Lucy Walker, em parceria com João Jardim e Karen Harley.
A produção recebeu inúmeros reconhecimentos no ano de 2010: Prêmio Anistia Internacional no Festival de Berlim; Melhor Documentário na International Documentary Association (IDA), em Los Angeles; e Melhor Documentário Internacional eleito pelo público e indicado ao Prêmio do Júri no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.
É possível encontrar o documentário em muitos canais do YouTube, basta digitar “Lixo Extraordinário” na barra de pesquisa. A duração é de 94 minutos.
É BRINCANDO QUE SE APRENDE
JOGO RECICLANDO

Conscientizar, de uma forma lúdica, todas as gerações sobre o descarte adequado de resíduos é o grande propósito do Jogo Reciclando, desenvolvido pelos comitês das bacias hidrográficas do Babitonga e do Itapocu, em parceria com a Univille Universidade.
O jogo, composto de 66 cartas, é recomendado para pessoas a partir dos 6 anos de idade. Vence a disputa quem conseguir descartar todas as cartas que tenha na mão. Cada participante deve jogar, na sua vez, uma carta de mesmo resíduo, cor de lixeira da carta ou resíduo correspondente à cor da lixeira da carta.
Todo o material do jogo está disponível no portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina. Faça o download gratuito no link a seguir, imprima o material e divirta-se com a família e os amigos: https://curt.link/HeStw.
SEUS HÁBITOS
7 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO DIA A DIA

A intensa onda de calor no estado de São Paulo e o baixo nível das represas do Sistema Integrado Metropolitano, operando com cerca de ¼ de sua capacidade, têm feito as autoridades alertarem a população sobre a necessidade do uso consciente de água. Veja a seguir algumas dicas práticas:
1. Escove os dentes com a torneira fechada: isso ajuda a economizar até 12 litros de água por vez, o equivalente a 24 garrafinhas de 500ml;
2. Tome banhos mais curtos: uma redução de 5 minutos já levará a uma economia de até 80 litros a cada banho, o equivalente a 160 garrafinhas de 500ml;
3. Ensaboe a louça com a torneira fechada: isso evitará que se desperdice até 80 litros de água;
4. Lave o carro com balde em vez de mangueira: neste caso, a economia de água beira os 300 litros, quase o volume de uma caixa de água pequena;
5. Evite o uso desnecessário de água potável: a limpeza das áreas externas de uma casa, como o quintal, pode ser feita com a água acumulada da chuva ou aquela descartada após o enxague da máquina de lavar roupas;
6. Feche completamente as torneiras após o uso: mais de 20 litros de água podem ser desperdiçados em um dia por causa de uma torneira pingando;
7. Certifique-se de que não há vazamentos de água: confira se não existem vazamentos em canos ou no registro de água, bem como se o chuveiro ou o vaso sanitário ficam pingando quando estão em desuso.
Fontes: Sabesp, Associação Brasileira de Recursos Hídricos e Instituto Trata Brasil





