Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Atividades lúdicas e mudança de hábitos para melhor cuidar da Casa Comum

“Que possa ser promovida uma educação em ecologia integral que explique a razão pela qual as decisões em nível pessoal, familiar, comunitário e político moldam o nosso futuro comum, sensibilizando ao mesmo tempo para a crise climática e encorajando mentalidades e estilos de vida que melhor respeitem a criação e salvaguardem a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana.”
(Papa Leão XIV em discurso enviado aos participantes da COP30 – novembro de 2025)

Apresentamos a seguir conteúdos e vivências que ajudarão você, seus familiares e amigos, de diferentes faixas etárias, a repensar hábitos cotidianos em vista de uma relação de maior cuidado com o Meio Ambiente

PASSEIOS

MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

Atividades lúdicas e mudança de hábitos para melhor cuidar da Casa Comum - Jornal O São Paulo
Museu da Energia de São Paulo

Inaugurado em 2005, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamen­to (FES), proporciona uma visão detalhada sobre a geração e distribuição de energia elétrica no estado, além de dispor de equipamentos interativos e ativi­dades como jogos e projeções de filmes que ajudam a refletir sobre questões da temática energética.

Um dos painéis, por exemplo, trata sobre a “ener­gia que pode vir do lixo”, o biogás, cujo processo de geração se dá a partir da decomposição de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal ou industrial, sendo uma fonte estável e previsível de energia limpa e com reduzidas emissões de gases de efeito estufa.

O Museu está localizado no palacete que foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont, construído entre 1890 e 1894. Ao longo da visita, portanto, também é possível conhecer um pouco na história da cidade de São Paulo, especialmente de sua expansão urba­na e industrial, e de como as mudanças no padrão de consumo das famílias, por exemplo com o uso de eletrodomésticos a partir da segunda metade do sé­culo XX, demandou aprimoramentos nas estruturas de geração e transmissão de energia.

Visite
Alameda Cleveland, 601, Campos Elísios, centro de São Paulo
Aberto de quinta-feira a sábado, das 10h às 17h
Instagram: @museudaenergia
E-mail: [email protected]
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br

CINEMA/DOCUMENTÁRIO

LIXO EXTRAORDINÁRIO

Atividades lúdicas e mudança de hábitos para melhor cuidar da Casa Comum - Jornal O São Paulo
Divugação

Durante dois anos, o artista plástico brasileiro Vik Muniz vivenciou o cotidiano do aterro sanitá­rio do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). A proposta era fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte, mas ele acabou surpreendido por suas histórias e lu­tas por uma vida digna, em meio à realidade deso­ladora. Tudo isso é contado no documentário “Lixo Extraordinário”, lançado em 2009, com direção da inglesa Lucy Walker, em parceria com João Jardim e Karen Harley.

A produção recebeu inúmeros reconhecimentos no ano de 2010: Prêmio Anistia Internacional no Festival de Berlim; Melhor Documentário na Inter­national Documentary Association (IDA), em Los Angeles; e Melhor Documentário Internacional elei­to pelo público e indicado ao Prêmio do Júri no Fes­tival de Sundance, nos Estados Unidos.

É possível encontrar o documentário em muitos canais do YouTube, basta digitar “Lixo Extraordinário” na barra de pesquisa. A du­ração é de 94 minutos.

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

JOGO RECICLANDO

Atividades lúdicas e mudança de hábitos para melhor cuidar da Casa Comum - Jornal O São Paulo
Univille Universidade

Conscientizar, de uma forma lúdica, todas as gera­ções sobre o descarte adequado de resíduos é o gran­de propósito do Jogo Reciclando, desenvolvido pelos comitês das bacias hidrográficas do Babitonga e do Itapocu, em parceria com a Univille Universidade.

O jogo, composto de 66 cartas, é recomendado para pessoas a partir dos 6 anos de idade. Vence a dis­puta quem conseguir descartar todas as cartas que te­nha na mão. Cada participante deve jogar, na sua vez, uma carta de mesmo resíduo, cor de lixeira da carta ou resíduo correspondente à cor da lixeira da carta.

Todo o material do jogo está disponível no portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina. Faça o download gratuito no link a se­guir, imprima o material e divirta-se com a família e os amigos: https://curt.link/HeStw.

SEUS HÁBITOS

7 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO DIA A DIA

Atividades lúdicas e mudança de hábitos para melhor cuidar da Casa Comum - Jornal O São Paulo
Sabesp

A intensa onda de calor no estado de São Paulo e o baixo nível das represas do Sistema Integrado Me­tropolitano, operando com cerca de ¼ de sua capaci­dade, têm feito as autoridades alertarem a população sobre a necessidade do uso consciente de água. Veja a seguir algumas dicas práticas:

1. Escove os dentes com a torneira fechada: isso ajuda a economizar até 12 litros de água por vez, o equivalente a 24 garrafinhas de 500ml;
2. Tome banhos mais curtos: uma redução de 5 minutos já levará a uma economia de até 80 litros a cada banho, o equivalente a 160 garrafinhas de 500ml;
3. Ensaboe a louça com a torneira fechada: isso evi­tará que se desperdice até 80 litros de água;
4. Lave o carro com balde em vez de mangueira: neste caso, a economia de água beira os 300 litros, quase o volume de uma caixa de água pequena;
5. Evite o uso desnecessário de água potável: a lim­peza das áreas externas de uma casa, como o quin­tal, pode ser feita com a água acumulada da chuva ou aquela descartada após o enxague da máquina de lavar roupas;
6. Feche completamente as torneiras após o uso: mais de 20 litros de água podem ser desperdiçados em um dia por causa de uma torneira pingando;
7. Certifique-se de que não há vazamentos de água: confira se não existem vazamentos em canos ou no registro de água, bem como se o chuveiro ou o vaso sanitário ficam pingando quando estão em desuso.

Fontes: Sabesp, Associação Brasileira de Recursos Hídricos e Instituto Trata Brasil

Deixe um comentário