A Diocese de Marabá (PA) despediu-se, no domingo, dos 260 missionários que participaram da VI Missão Jovem na Amazônia, promovida pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 7 a 15 de dezembro, foram promovidas diversas atividades, em especial as visitas às 33 paróquias.
O tema “Jovens Peregrinos da Esperança” e o lema “Alegres na Esperança” animaram a missão, cuja proposta foi oferecer uma jornada profunda de fé e serviço, alinhada com a preparação para o Jubileu de 2025.
O Bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, afirmou que a avaliação da missão é “altamente positiva, que deixou Dom Vital [Bispo de Marabá] e toda a Diocese de Marabá realmente satisfeitos”.
“Deu-se atenção especial a situações como a realidade da Serra Pelada, os povos ribeirinhos, os povos indígenas, casas que acolhem os irmãos venezuelanos, a Fazenda da Esperança e a Casa Emaús, que acolhe irmãos em drogadição. O enfoque foi na ideia e na mensagem de que a vida é missão, e em despertar para a sensibilidade para as causas sociais e ambientais, e encontroar o Cristo nos pobres”, partilhou Dom Vilsom.
De acordo com ele, mais de 7 mil famílias foram visitadas pelos missionários participantes da missão – jovens de todas as regiões do país, religiosas e religiosos e padres. Divididos em equipes, os missionários foram às diversas realidades da Diocese de Marabá, levando uma palavra de esperança e amor aos povos ribeirinhos, indígenas, escolas, lares de idosos e presídios, por exemplo.
Nas redes sociais, alguns momentos ganharam destaque, como a visita à Serra Pelada, no município de Curionópolis (PA), conhecida como maior garimpo a céu aberto do mundo. A experiência foi definida como “um encontro histórico com a fé e a juventude brasileira”.
“Escolhemos a Serra Pelada como um lugar de missão da Missão Jovem porque é um lugar icônico que nossas juventudes precisam conhecer, que forma a história de nosso país”, destacou Dom Vilsom.
Em Parauapebas (PA), a visita foi à Fazenda da Esperança, onde é aplicada a metodologia de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Ali, segundo perceberam os jovens, “os curados vão gerar cura para outras pessoas”.
No sábado, os missionários participaram da Missa na igreja São Francisco, onde foi realizado o Natal Encantado. Após a celebração presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém (PA), Dom Antônio de Assis Ribeiro, os jovens assistiram ao show da cantora católica Eliana Ribeiro.
No encerramento da VI Missão Jovem na Amazônia, no domingo, 15, foi realizada uma procissão com a imagem da Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Nova Marabá.
Os missionários tiveram o experiência do Círio, que acontece anualmente na cidade. Símbolos importantes da festa de Nazaré estiveram presentes, como a Berlinda, a Corda e os Guardas da Santa.
A Missa de encerramento do Círio e da Missão aconteceu no Santuário de Nazaré, presidida por Dom Vilsom Basso. Concelebraram o Bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini; os bispos membros da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Antônio Fontinelle, Bispo de Humaitá (AM), e Dom Paolo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, e Aom Antônio Assis Ribeiro.
“Para 2025, nós participaremos da COP 30, em Belém, como jovens, procurando ter uma atuação. E a VII Missão Jovem será em julho de 2026, na diocese de Castanhal, no Pará”, anunciou Dom Vilsom.
Fonte: CNBB