Bilhete Único sem cadastro e CPF não aceitará créditos a partir de 16 de julho

Todo o processo deve ser feito pelo site da SPTrans durante o período de transição

foto: SPTrans

A SPTrans informa que a partir de 1º de setembro os cartões do Bilhete Único sem cadastro (que não possuem um CPF associado) deixarão de existir. 

Os passageiros que ainda utilizam esses cartões têm até 16 de julho para associar um CPF válido ao seu Bilhete Único e continuar comprando créditos. Providencie o cadastro do seu cartão até 31 de agosto. Ao todo, 2,6 milhões de cartões estão nessas condições.

Os créditos remanescentes no bilhete sem cadastro não serão perdidos, pois serão transferidos para o cartão cadastrado no mesmo CPF ao qual ele for associado.

Após 16 de julho não será mais possível fazer a recarga de créditos em cartões que não tenham o CPF associado. Durante esse período de transição, o passageiro só precisa associar seu CPF ao cartão no site da SPTrans. Não é preciso sair de casa, basta acessar http://www.sptrans.com.br/trocabilhete ou http://sptrans.com.br/cadastro.

Estes bilhetes não aceitarão mais compras de crédito comum a partir de 1º de setembro. O cidadão terá que fazer um Bilhete Único personalizado, com o nome impresso. Desta forma, quem ainda não tem um cartão deste tipo terá o tempo hábil durante os próximos meses para providenciar uma substituição.

O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem os está utilizando, garantindo maior segurança para o sistema de bilhetagem eletrônica. Os novos contam com tecnologia mais moderna e segura.

Como identificar se preciso trocar o cartão

Para saber se seu cartão faz parte desta regra, basta verificar se no verso do bilhete o seu número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. E para certificar-se que seu cartão já está associado a um CPF, consulte no link utilizando o número do seu CPF ou do seu Bilhete Único.

Para associar o cartão a um CPF

Serão disponibilizadas as seguintes formas para associar o número do cartão a um CPF:

– No site da SPTrans por meio do link www.sptrans.com.br/trocabilhete, onde não é preciso fazer o login;

– No site da SPTrans por meio do link (http://sptrans.com.br/cadastro), acessando com usuário e senha;

– Em um dos postos de atendimento da SPTrans nos terminais de ônibus municipais, cuja relação está disponível no site https://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx

Bilhete Único Personalizado

Para adquirir um Bilhete Único de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo site da SPTrans e retirar o cartão na mesma hora, em um dos 34 postos que realizam o serviço . Personalizado com nome e CPF do usuário, esse tipo de cartão tem a vantagem de poder ser carregada com créditos dos tipos comuns, Estudante, Vale-Transporte e Mensal.

Todas as informações de como se cadastrar ou adquirir o Bilhete Único nos terminais e estão disponíveis no site www.sptrans.com.br e nos postos / terminais da SPTrans.

Calendário

Para quem tem o Bilhete Único sem cadastro devem ser adotados os seguintes passos:

– A partir de 16 de julho: não serão aceitas recargas em cartão sem CPF associado. Passageiro deve fazer uma associação no site da SPTrans;

– A partir de 1º de setembro: não será mais aceitas recargas em todos os cartões do Bilhete Único sem cadastro, com ou sem CPF associado;

– A partir de 1º de setembro: os 2,6 milhões de cartões ativos do Bilhete Único sem cadastro passam a deixar de ser aceitos gradativamente nos ônibus;

– Os créditos remanescentes dos cartões ao serem transferidos para o cartão personalizado do titular, após sua emissão.

(Com informações da Prefeitura de São Paulo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários