Canção Nova sedia Encontro Nacional ‘Mães que oram pelos filhos’

Encontro acontece neste final de semana no Santuário do Pai das Misericórdias

Canção Nova sedia Encontro Nacional 'Mães que oram pelos filhos'
Divulgação/Canção Nova

De 29 de abril a 1º de maio de 2022, a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), sedia o VIII Encontro Nacional do Movimento “Mães que oram pelos filhos”, que volta a ser realizado com público. O tema central é: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

O encontro começa na sexta-feira, 29, com o Terço pelos filhos, às 17h50, no Santuário do Pai das Misericórdias, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a missa, às 20h.

A programação continua no sábado, 30, e no domingo, dia 1o, no Centro de Evangelização, com cânticos, orações e palestras, tendo a participação da Coordenadora do Movimento, Ângela Abdo, e do Diretor Espiritual, Padre Hadeleon Santana, da Arquidiocese de Vitória (ES).

Também participam os missionários da Canção Nova: Padres Adriano Zandoná, Wagner Ferreira e Donizete Ferreira; a cantora Sallete Ferreira e a apresentadora do programa “Sorrindo Pra Vida”, Ana Paula Guimarães, que estará num Talk Show com o Padre Vicente Neto, da Comunidade Bethânia, no sábado, às 14h20. 

O MOVIMENTO

Canção Nova sedia Encontro Nacional 'Mães que oram pelos filhos'

O Movimento “Mães que Oram pelos Filhos” começou quando Vanessa Campos Ferreira Menin obteve um exemplar do livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora” e solicitou à sua mãe, Angela Abdo Campos Ferreira, que começassem a rezar em família pelos filhos, em sua própria casa. Em um jantar de amigas, compartilhou seu desejo. A Aline Acúrcio Eisenhlor disse que gostaria de participar e se encarregou de chamar as primeiras mães. Assim surgiu o grupo coordenado por Angela Abdo e Eudília Serafim, com seis mães que não possuíam experiência em nada semelhante, mas eram movidas por uma vontade muito grande de interceder pelos seus filhos. 

Portanto, em 30 de março de 2011, o Grupo de Mães da Paróquia São Camilo de Léllis, em Mata da Praia, Vitória (ES), surge da necessidade de mães jovens, casadas e com “sucesso” profissional, mas que sentiam que faltava algo em suas vidas. O grupo começou pequeno, mas logo tinha cerca de 20 mães sem formação religiosa, vindas de famílias católicas, que se reuniam uma vez por semana para orar pelos seus filhos.

A demanda inicial era buscar ajuda e orientação para a educação religiosa dos filhos diante do contexto atual e aprender a orar e interceder por eles. As mães, então, iniciaram uma caminhada, sem ainda compreender a vocação espiritual de ser mãe.

O projeto teve resultados imediatos. O número de mães começou a aumentar gradativamente, como também as graças recebidas e compartilhadas. O amadurecimento da fé, a evangelização de forma simples e direta se tornaram fortes na vida dessas mães. Assim, além de aprender a orar e discernir o que pedir a Deus, o grupo também se tornou solidário, espalhando e compartilhando experiências de forma missionária.

Em dezembro de 2014, o Grupo de Mães passou a ser um Movimento reconhecido pela Arquidiocese de Vitória, tendo como orientador espiritual o Padre Anderson Gomes, que solicitou a organização do respectivo manual e regimento.

O Movimento têm cadastrados 578 grupos no Brasil, 11 no exterior, nove nas escolas e um em hospital. Existem ainda 160 grupos funcionando no Brasil, 15 no exterior 15 e dois em escolas, mas ainda em processo de cadastramento.

EXPECTATIVAS

São esperadas cerca de 20 mil pessoas nesses dias, sendo a maioria delas mães. O Bispo de Lorena (SP), Dom Wladimir Lopes, preside a missa no sábado, às 16h, e o Bispo de Bauru (SP), Dom Rubens Sevilha, preside a missa de encerramento, no domingo, às 15h.

Deixe um comentário