Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Capacita em Rede’ abre perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade

‘Capacita em Rede’ abre perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade - Jornal O São Paulo
Fotos: Capacita em Rede

Mais de 10 mil alunos formados, em 555 cursos, ofertados em 221 municípios de 19 estados, com o auxílio de 252 paróquias em 16 dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse é um resumo dos resultados do primeiro ano de implantação, em âmbito nacional, do projeto Capacita em Rede. 

Desde maio de 2024, a iniciativa oferece cursos de capacitação profissional a pessoas que, dadas as suas condições socioeconômicas, teriam dificuldades de acesso à educação profissional. Os cursos são gratuitos, com carga horária de 50 horas, e certificados pelo Instituto Federal do Sul de Minas. 

A meta geral é ofertar 19 mil vagas, contemplando todas as regiões do País. Por isso, um novo processo seletivo já está aberto, com a oferta de 2.294 vagas, em 97 cursos, ofertados em 26 municípios brasileiros. As aulas têm início previsto para este mês. Os detalhes podem ser vistos em https://portal.mch.ifsuldeminas.edu.br na aba ‘Capacita em Rede’. 

SURGIDO NO SUL DE MINAS GERAIS 

O projeto Capacita em Rede é uma expansão do Capacita Sul de Minas, iniciado em 2022. Os resultados positivos das turmas organizadas em conjunto com paróquias incentivaram a criação de um modelo em nível nacional. 

A iniciativa recebeu o apoio da CNBB, em razão de ter similaridades com os temas das edições da Campanha da Fraternidade de 2022 e de 2023, respectivamente, sobre Educação e Fome. 

Além disso, é fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. A coordenação e execução são de responsabilidade do campus Machado, do referido Instituto Federal. 

‘Capacita em Rede’ abre perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade - Jornal O São Paulo

‘ESCOLA EM SAÍDA’ 

Ao O SÃO PAULO, Roberto Camilo Orfão Morais, coordenador-geral do projeto, destacou que o Capacita em Rede surgiu para ressignificar a educação profissional: “Nossa missão é criar pontes com a sociedade e capacitar quem está à margem. Nosso intuito é atender o apelo do Papa Francisco de sermos ‘Igreja em saída’, de sermos uma ‘escola em saída’, indo ao encontro das pessoas com educação profissionalizante, chegando aonde muitas vezes os estados e municípios não chegam, para dar a essas pessoas a possibilidade de estudar e se inserir no mercado de trabalho”. 

Alguns dos cursos ofertados são de Comunicação e Mídias; Informática Básica; Agricultura Orgânica; Costura; Manicure e Pedicure; Administração; Saúde (cuidador de idosos, cuidador infantil, balconista de farmácia); Construção Civil (pedreiro, eletricista). 

“De Norte a Sul do País, o projeto tem impactado positivamente centenas de alunos. Tem sido uma ponte que vem rearticulando muitas pastorais sociais nas dioceses”, afirmou Morais. 

‘Capacita em Rede’ abre perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade - Jornal O São Paulo

QUALIFICAÇÃO, APRIMORAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO 

As capacitações são definidas conforme as demandas de cada localidade, indicadas pelas paróquias parceiras. Os articuladores e professores dos cursos são das próprias localidades onde eles acontecem. 

“Nosso objetivo é oferecer qualificação, aprimoramento e especialização, seja para o primeiro contato com o mercado de trabalho, seja para quem busca uma transição de carreira. A partir dos 16 anos, os interessados já podem se inscrever. Os cursos são presenciais”, detalhou Morais. 

A CNBB oferece ao Capacita em Rede “a sua capilaridade e a sua confiança, ajudando o projeto a chegar nos mais longínquos rincões do nosso Brasil, onde a Igreja Católica já está presente, estabelecendo, assim, um elo mais próximo, mais confiável com o Capacita em Rede”, afirmou o Padre Jean Paul Hansen, Assessor de Campanhas da CNBB. 

André Luiz é um dos alunos do projeto formado em Eletricista Predial de Baixa Tensão: “O curso agregou muito na parte teórica e prática. Eu já sabia um pouco de elétrica na prática, mas quase nada sobre a parte teórica. Agora, estou qualificado e apto para o mercado de trabalho”. 

Fabiana Ambrósio, instrutora do curso de Manicure e Pedicure, destacou os impactos da formação: “O curso capacita os alunos a saírem daqui aptos, prontos para o mercado de trabalho, garantindo uma fonte de renda e renovando a esperança”. 

‘Capacita em Rede’ abre perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade - Jornal O São Paulo

EM SÃO PAULO 

A Missão Scalabriniana Cambuci, na capital paulista, aderiu ao projeto Capacita em Rede. Ao todo, 20 alunos já foram formados em Corte e Costura, e outros 18 no curso de Português para Imigrantes. 

“O projeto vem para somar forças à nossa missão. É gratificante ver os alunos entusiasmados com a aprendizagem que une teoria e prática”, destacou Irmã Marlene de Oliveira Santos. 

Segundo a religiosa scalabriniana, os cursos são ministrados de segunda a quinta-feira, com turmas à tarde e à noite. “Começamos com esses dois cursos, mas nossa meta é ampliar. Temos a previsão de iniciar, em agosto, os cursos de Manicure e Informática”, acrescentou. 

Judian Metelus, natural do Haiti, é aluno do curso de Corte e Costura: “Este aprendizado me trouxe novos horizontes aqui no Brasil. O curso me proporcionou conhecimento, e agora quero colocar em prática, confeccionar minhas peças e vendê-las como fonte de renda”. 

Deixe um comentário