A população do Rio Grande do Sul ainda contabiliza os prejuízos das fortes chuvas que caem sobre o estado desde 29 de abril e que provocaram a morte de, ao menos, 161 pessoas. Outras 85 permaneciam desaparecidas até o começo da tarde da terça-feira, 21, conforme dados da Defesa Civil gaúcha.
A solidariedade de todos os brasileiros tem sido fundamental aos gaúchos. A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, mantém a campanha emergencial em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas via PIX – pix@caritassp.org.br (esta é a chave PIX) ou por meio de transferência bancária: Banco Bradesco (237) – Ag. 0099 – C.P. 1.000.154-4.
Na última semana, em comunicado em suas redes sociais, a Caritas Arquidiocesana reforçou que não está recebendo doações de itens como roupas, água, cestas básicas e produtos de higiene para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. “A campanha da CASP está focada na arrecadação de recursos financeiros, que já estão sendo encaminhados a paróquias e outros parceiros nas regiões atingidas pelas enchentes no RS”, informou a instituição.
As doações destes e outros itens podem ser entregues nas agências dos Correios (à exceção de roupas) e em postos de arrecadação montados pelo Fundo Social de São Paulo. O governo do Rio Grande do Sul criou um canal de atendimento para orientar pessoas e grupos que queiram enviar doações ao estado com carga superior a 1 tonelada (mil quilos). O número para contato é o 0800-205-5151.