Catedral Maronita de Nossa Senhora do Líbano festeja padroeira

A Igreja Maronita pertence ao rito oriental da Igreja Católica

Reprodução da Internet

Entre os dias 13 e 15 de maio, a Catedral Maronita de Nossa Senhora do Líbano, na Liberdade, festejará sua padroeira. A 13ª edição da festa é realizada pelo Ordinariato Maronita do Brasil, que a celebra sempre no terceiro domingo do mês de maio. 

Este ano, a comemoração acontecerá no estacionamento da Catedral Maronita, seguindo todos os protocolos sanitários. Além da celebração da cultura libanesa, a festa também visa a arrecadar alimentos para a Sociedade Maronita de Beneficência, que destina os fundos arrecadados à famílias carentes. 

A IGREJA MARONITA

A Igreja Maronita pertence ao rito oriental da Igreja Católica, ou seja, possui ritual próprio, diferente do rito latino, celebrado nas paróquias no ocidente. O rito maronita é celebrado em língua aramaica. 

Ao longo da história da Igreja, houve a canonização e beatificação de vários religiosos maronitas, como São Charbel Maklouf e o Beato Yaaqub Haddad. 

IMIGRAÇÃO ÁRABE NA CAPITAL

A imigração árabe no Brasil tem início com a chegada de imigrantes árabes que começaram a desembarcar no País em fins do século XIX. A grande maioria dos imigrantes árabes chegados ao Brasil foram para São Paulo. Na capital do estado, os sírio-libaneses rapidamente formaram uma forte comunidade de comerciantes. 

Foram os árabes que criaram o comércio popular da rua 25 de Março, hoje o maior centro de comércio do Brasil. Os primeiros árabes que imigraram ao Brasil eram, em sua grande maioria, pertencentes a igrejas cristãs, sendo a maioria católicos maronitas da Síria e Líbano.

Os imigrantes trouxeram a devoção à Nossa Senhora do Líbano, pois poucos quilômetros da capital libanesa, bem no alto da colina, encontra-se Harissa, uma estátua da Virgem Maria, também conhecida como Nossa Senhora do Líbano.

Harissa é um importante lugar de peregrinação do Oriente Médio, localizado na cidade de Jounieh, no Líbano – país de predominância cristã- para a surpresa de muitos ocidentais.

A FESTA

As festividades acontecem ao lado da Catedral Maronita, na Rua Tamandaré, 355, no bairro da Liberdade, no centro da capital, com diversas apresentações de danças culturais libanesas, shows, e comidas típicas.  

Confira a programação na íntegra: 

Sexta-feira, 13 de maio

17h – Santa Missa
18h – Abertura das tendas
19h – Apresentações musicais

Sábado, 14 de maio

17h – Santa Missa
18h – Abertura das tendas
19h – Show com os grupos de danças típicas do Líbano

Domingo, 15 de maio

11h30 – Santa Missa, com transmissão pelas redes sociais
13h00 – Abertura das tendas de alimentação e artigos religiosos
14h00 – Apresentações musicais

Fonte: Catedral Maronita de Nossa Senhora do Líbano

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários