A educação católica foi o primeiro tema em destaque na manhã desta quarta-feira, 19, segundo dia da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com a ajuda da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, os bispos refletiram sobre o acompanhamento da identidade confessional de escolas, diante das demandas da sociedade e das preocupações dos pais sobre a questão educacional. Outro tema abordado pela manhã foi a aprovação de alterações nos regimentos dos Conselhos Episcopais Regionais (Consers).
ESCOLAS DE INSPIRAÇÃO CATÓLICA
A Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB apresentou ao Conselho Permanente um estudo sobre o acompanhamento de instituições educacionais de inspiração católica. A ideia é subsidiar a reflexão e favorecer o acompanhamento e a orientação do ensino confessional no país.
Junto com a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Comissão levantou características e orientações, como linha pedagógica, organização curricular, práticas religiosas dentro do ambiente escolar e relações com outros grupos presentes na Igreja e na sociedade. Foram identificados também agrupamentos dessas escolas. Algumas estão ligadas a Novas Comunidades, outras a Movimentos Eclesiais e outras formadas por grupos de pais.
A comissão deu indicações para a reflexão da Conferência no sentido de acompanhar essas instituições e “orientar, tanto o clero quanto o laicato, sobre a natureza, a identidade e a missão das escolas católicas e os ajudar no discernimento espiritual e institucional para a abertura destas instituições”.
NOVOS REGULAMENTOS
Os bispos apreciaram, ainda pela manhã, as alterações em regulamentos de quatro Conselhos Episcopais Regionais da CNBB, com a assessoria canônica de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto (SP). No processo de atualização do Estatuto e do Regimento interno da CNBB, os regionais também procederam com as alterações necessárias.
Assim, os regionais Sul 1, Sul 2, Centro-Oeste e Nordeste 3 enviaram para a primeira avaliação de Dom Moacir, e hoje, coube ao Conselho Permanente aprovar as alterações. Foram validadas todas as alterações pretendidas.
MEIO AMBIENTE
Na noite de terça-feira, os bispos receberam o cientista Carlos Nobre, e puderam acompanhar uma palestra sobre os eventos climáticos extremos. Nobre é um dos mais relevantes cientistas do país nos estudos sobre o aquecimento global.
Fonte: CNBB