Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Conselho permanente da CNBB trata de sugestões para três estatutos de organismos da Igreja no Brasil

Giany Costa

Durante as duas sessões da tarde da terça-feira, 1º de julho, os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apreciaram uma série de temas, com destaque para acolhida, após sugestões e acréscimos, para três estatutos de organismos da Igreja no Brasil que mantém diferentes relações com a Conferência. Segue, abaixo, uma síntese dos assuntos tratados e das questões encaminhadas.

Documento de Estudo da CNBB nº 116

O Grupo de Trabalho, coordenado por Dom Dimas Lara Barbosa, composto para a revisão do documento de estudo nº 116 que trata sobre o Ensino religioso apresentou o resultado da revisão do texto desencadeada desde a sua criação em 2020 e intensificada após a sua publicação em 2023. Apos um amplo processo de escuta às dioceses e escolas e a realização de 30 reuniões do GT, o documento encontra-se em sua sexta versão. O GT propôs apresentar e aprovar o documento na próxima assembleia, o que foi acolhido pelo Conselho Permanente.

19º Congresso Eucarístico Nacional de Goiânia

Dom João Justino apresentou o processo de organização do 19º Congresso Eucarístico Nacional de Goiânia, a identidade visual e a mobilização do regional Centro Oeste e da própria arquidiocese em vista do encontro. O processo teve início, segundo ele, em 2022, quando a capital de Goiás se apresentou como anfitriã  do 19º Congresso, proposta que foi aprovada na Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP). Em 2026, os organizadores vão iniciar o processo de inscrição. O cartaz e o material será apresentado na próxima assembleia da CNBB. Eles esperam a definição na próxima assembleia da CNBB de 2026 a data da coleta nacional para apoiar a realização do Congresso Eucarístico.

Pré-COPs

Padre Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora, apresentou a agenda das próximas pré-cops: O Pré-COP Norte, foi o primeira realizada em Belém, reunindo o povo do Norte do país, dias 25 e 26 de março. A Pré-COP Nordeste acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em Juazeiro (BA), seguido da Pré-COP Sul de 18 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC), Pré-COP Leste de 25 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), finalizando com a Pré-COP Centro-Oeste no dia 6 de agosto em Bonito (MS). Também apresentou os materiais e subsídios preparatórios que podem ser usados pelas dioceses. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, acontecerá na capital paraense no período de 10 a 21 de novembro.

O presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, Dom Vicente de Paula Ferreira, apresentou uma síntese de como está organizado o documento entregue ao Papa Leão XIV e apresentado em coletiva de imprensa no dia 1º de julho, às 10h30, organizada pela ASCOM da CNBB. O título do documento é “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”.

Estatuto da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil

O assessor canônico da CNBB, Frei Alexsandro Rufino, apresentou o Estatuto da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil para aprovação do Conselho Permanente da CNBB. O Diácono José Oliveira Cavalcante, presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), agradeceu à CNBB por colocar o texto em aprovação pelos membros do Conselho Permanente logo após sua revisão. O texto também passou pela revisão da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Membros do Conselho Permanente apresentaram questões que foram consideradas em nova redação proposta e aprovada pelo Conselho.

Estatuto da Comissão Brasileira de Justiça e Paz

Da mesma forma, o assessor canônico da CNBB apresentou a nova proposta do Estatuto da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). O secretário-executivo da CBJP, Daniel Seidel,  falou sobre o processo  de diálogo feito de redação do novo Estatuto e disse que a CBJP acolhe as mudanças sugeridas pela CNBB. O texto passou por revisões propostas por membros do Conselho Permanente e foi acolhido pelo colegiado após as considerações da plenária.

Estatuto das Edições CNBB

A nova proposta de redação do Estatuto das Edições CNBB, a partir de sugestões da CNBB, foi apresentada pelo diretor geral das Edições CNBB, Monsenhor Jamil Alves de Souza. Da mesma forma, os membros do Conselho Permanente pediram revisões e sugestões na proposta. A nova redação, a partir das sugestões apresentadas,  será apreciada pelo Conselho Permanente até o fim da reunião.

A reunião seguiu com os informes dos regionais da CNBB: Norte 1, Norte 2, Norte 3, Noroeste, Sul 1, Sul 2.  A reunião foi encerrada e às 19h os bispos se encontram na capela Nossa Senhora Aparecida para celebração da Eucaristia.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário