Coleta para a Evangelização será realizada no domingo, 17

Divulgação

Iniciada em 26 de novembro, a Cam­panha para a Evangelização terá seu mo­mento central no domingo, 17, com a Co­leta para a Evangelização nas missas em paróquias e comunidades do Brasil.

“Muitas iniciativas já foram feitas gra­ças à participação generosa dos fiéis. Po­demos citar o apoio em todo o trabalho que foi feito da tradução brasileira da 3a edição típica do Missal Romano; o Estudo nº 114 da CNBB, publicado em 2021 – ‘E a palavra habitou entre nós (Jo 1,14) – Ani­mação bíblica da Pastoral a partir das co­munidades eclesiais missionárias’ e o ‘Ce­lebrar em Família’, subsídio ofertado pela Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB”, explicou, em vídeo, Dom Ricardo Hoepers, Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Campanha para a Evangelização é promovida pela CNBB desde 1998 e busca mobilizar os católicos para que assumam a corresponsabilidade pela sustentação das ações evangelizadoras da Igreja no Brasil.

“Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos” é o tema desta edição, que busca lembrar o compromisso de todo cristão em lutar pela superação da fome, bem como tecer a fraternidade, nascida na pessoa do Verbo Encarnado. Também recorda os 800 anos do presépio por São Francisco de As­sis, em Gréccio, na Itália, em 1223.

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS
As paróquias e comunidades devem repassar o valor da coleta das missas do domingo, 17, e também das vespertinas do sábado, 16, à sua diocese/arquidiocese, para que se proceda à seguinte distribuição:

45% das verbas permanecem na pró­pria diocese/arquidiocese, e serão usadas para subsidiar suas ações missionárias, evangelizadoras e pastorais;

35% são repassadas à CNBB Nacional, para garantir iniciativas e estruturas evan­gelizadoras em todo o Brasil, especialmen­te nas regiões mais carentes.

20% são enviadas ao Regional da CNBB ao qual a diocese/arquidiocese é vinculada.

APLICAÇÃO NA PRÁTICA
A Coleta para a Evangelização permite que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho des­de as áreas missionárias até as periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunida­des eclesiais missionárias, além de contri­buir para a manutenção da CNBB.

Em anos anteriores, os recursos já fo­ram destinados para projetos de forma­ção e atualização de catequistas no Brasil; acompanhamento às equipes de animação bíblica da pastoral nos regionais da CNBB; e a produção de materiais e a organização de encontros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

No Regional Norte 1, por exemplo, par­te dos recursos é investido em ações pasto­rais das igrejas no Amazonas e em Rorai­ma, o que inclui a realização de missões em comunidades ribeirinhas. Já no Regio­nal Sul 1, que compreende o estado de São Paulo, a verba ajuda a manter projetos de cooperação missionária na Amazônia e na Diocese de Pemba, em Moçambique.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários