Começa nesta semana o 5º Congresso Missionário Nacional

Pontifícias Obras Missionárias

Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, começa na sexta-feira, 10, e prossegue até o dia 15, o 5º Congresso Missionário Nacional, na Arquidiocese de Manaus (AM).

Cerca de 1,2 mil pessoas são esperadas para o evento, no qual acontecerão cinco conferências e quatro painéis, além de grupos temáticos e oficinas. Serão ainda realizadas celebrações, visitas missionárias às comunidades e momentos culturais. A coordenação das atividades é das Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com o Conselho Missionário Nacional e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O propósito da atividade é colaborar com o amadurecimento da consciência missionária dos batizados, aprofundando a responsabilidade da Igreja com a missão além-fronteiras.

Até a quinta-feira, 9, em preparação para o evento, a Arquidiocese de Manaus realiza a Semana Missionária. Desde o sábado, 4, missionários estão sendo acolhidos na periferia da capital amazonense e nas comunidades em contexto rural e ribeirinho. Além desses espaços geográficos, eles têm se encontrado com as periferias existenciais, em contato com migrantes, indígenas e pessoas em situação de rua.

“É uma experiência para que possam ser inseridos nessa eclesiologia, desse modo de ser Igreja que está na Amazônia, para que aquilo que vai ser refletido durante o Congresso Missionário possa ressoar no coração de alguém que vive ou viveu essa experiência. O nosso congresso tem por tema ‘Ide! Da Igreja local aos confins do mundo’, e nós entendemos que a nossa Igreja que está na Amazônia pode ser iluminadora, pode mostrar caminhos de evangelização que se faz de modo sinodal”, comentou o Padre Matheus Marques, organizador da Semana Missionária.

Outas informações podem ser lidas em www.pom.org.br/5cmn.

Fontes: POM e Arquidiocese de Manaus

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários