Comissão Episcopal para a Juventude lança projeto “Cuidar da Vida” de prevenção ao suicídio entre jovens

Freepick

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança o projeto Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Adolescentes e Jovens, a ser desenvolvido com a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação em vista de capacitar agentes e formar líderes em todo país que possam ser multiplicadores da formação de outras lideranças locais.

O lançamento acontece no Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores de Juventudes dos 19 regionais da CNBB que acontece dias 14 e 15 de março na Casa Dom Luciano, na Asa Norte, em Brasília. O projeto “Cuidar da Vida” é uma das ações do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil “Ao Seu Lado” que teve uma segunda edição lançada em fevereiro deste ano.

Também no sábado e domingo, a ação será lançada em reunião da Comissão para a Juventude e a Coordenação Nacional de Jovens e Jovens Conectados, no mesmo local.

De acordo com o Bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilson Basso, o projeto “Cuidar da Vida” é uma iniciativa, organizada pelas juventudes da Igreja no Brasil e pela Comissão da CNBB, que busca dar uma resposta ao fato apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos.

“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude para os jovens brasileiros”, afirmou Dom Vilson.

A proposta pedagógica dos minicursos (foi criada por um grupo de especialistas, sendo 6 psicólogos e 1 suicidólogo, todos envolvidos na evangelização das juventudes, e é voltado para as lideranças que atuam diretamente com adolescentes e jovens em contexto pastoral. Os encontros serão por macrorregiões e terão vagas limitadas.

Informações sobre o curso

O Projeto “Cuidar da vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”, da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB tem como objetivo a formação de multiplicadores que possam atuar na prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas.

A colaboração voluntária de psicólogos e educadores católicos, que somam à sua experiência  profissional sua atuação pastoral, muito tem a contribuir com a problemática do suicídio que tem crescido em números e expressa-se em comportamentos e sentimentos que podem ser percebido nos ambientes em que os adolescentes e jovens se encontram e, assim, ser evitado e trabalhado com aqueles que sobrevivem ou perdem desta forma, entes queridos.

Para isso, o projeto, aprovado pela CNBB e proposto pela Comissão para a Juventude propõe a formação de lideranças que possam atuar junto aos adolescentes e jovens e na capacitação de agentes de pastoral em favor da vida, na prevenção do suicídio e no cuidado e consolo com as pessoas/famílias ligadas àqueles que se suicidaram.

A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude dos jovens brasileiros.

Como vai funcionar?

A Comissão de Juventude propõe como critérios  para participação na capacitação que os indicados sejam:  maiores de 18 anos; atuem ou tenham atuado como liderança na Pastoral Juvenil; não estejam em situação de fragilidade física ou emocional; tenham capacidade de comunicação e disponibilidade para promover encontros de repasse no regional e dioceses; A pessoa possa participar integralmente da formação – do início ao fim.

A formação será certificada pela Comissão Episcopal para a Juventude, a CNBB e a Cátedra de Juventude da Universidade Católica de Brasília (UcB). Será cobrado um valor simbólico aos participantes do curso.  A partir do encontro possa suscitar uma rede pela vida das juventudes, via online e com partilha de experiências preventivas.

Cronograma e inscrições:
Conheça mais detalhes e cronograma e regiões aqui “Cuidar da Vida”

Dúvidas e informações
E-mail: juventude@cnbb.org.br

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários