Comissão realiza avaliação do Ano Vocacional e proposta de texto das Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional do Brasil

CNBB

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na última sexta-feira, 3 de março, na sede da Conferência, em Brasília (DF), uma reunião ordinária, com o objetivo de planejar as atividades do ano e se organizar em vista da eleição dos próximos membros, prevista para acontecer em abril, durante a Assembleia Geral da CNBB, que será realizada em Aparecida (SP).

A reunião contou com a presença dos bispos membros da Comissão, entre eles o presidente dom João Francisco Salm, o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque, e dom André Vital Félix da Silva. Os assessores também estiveram presentes: os padres João Cândido Neto, Juarez Destro e a irmã Maristela Ganassini.

“A Comissão tem uma dinâmica interna de trabalho que é bastante abrangente por abarcar vários segmentos – os ministérios ordenados, a vida consagrada, leigos consagrados, diáconos permanentes, então para dinamizar esse acompanhamento nós nos dividimos entre a gente”, explica o dom André.

Para ele, a reunião presencial foi uma oportunidade de acompanhar a experiência que cada um tem em seus âmbitos de atuação. “Acredito ser muito valiosa porque facilita o trabalho e a gente compartilha lá na base, junto a esses segmentos, aquilo que é a proposta da nossa Comissão Episcopal”, acrescentou.

Ano Vocacional

Um dos assuntos da pauta foi o Ano Vocacional, iniciativa que teve início em toda a Igreja no Brasil em novembro de 2022, e que desde então vem promovendo a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade. O objetivo é suscitar o despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.

Na avaliação da irmã Maristela Ganassini, muitas dioceses, paróquias, congregações têm divulgado suas ações, dentro do contexto do Ano Vocacional, por meio das redes sociais ou até mesmo do site do Ano Vocacional. “Interessante é que esse movimento tem sido feito com todas as fases (adultos, crianças, jovens). E várias pastorais e comissões o assumiram junto conosco”, disse.

A Comissão de Comunicação do Ano Vocacional, segundo a irmã, é uma das que mais tem trabalhado e se dedicado para o seu bom funcionamento.

Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional

Também assunto constante na pauta é a elaboração das Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional. O projeto foi uma das indicações do último Congresso Vocacional do Brasil e a proposta é que o Documento seja composto por três capítulos: Vocação: chamado e resposta ao amor; Um caminho de comunhão; Planejar é preciso. 

“As Diretrizes são um anseio antigo registrado no documento conclusivo do Congresso Vocacional em 2019 e , aproveitando o Ano Vocacional, fizemos uma Comissão de subsídios e resolvemos enfrentar esse desafio envolvendo os coordenadores nacionais, mas também uma equipe de voluntários que já estava ajudando nos subsídios do Ano e com muito bom gosto se prontificaram a ajudar”, explica o padre Juarez Destro.

Padre Juarez revela que a Comissão fez uma avaliação do texto das Diretrizes e que o mesmo ainda sofrerá alguns ajustes.  A proposta é que o documento esteja pronto e publicado em agosto de 2023, mês vocacional.

Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional 

Após a reunião da Comissão aconteceu o Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional, de 6 a 8 de março, no Centro Cultural de Brasília (CCB).  Dentro da programação, os coordenadores da animação vocacional nos regionais da CNBB também discutiram e aprofundaram o texto das Diretrizes do Serviço de Animação Vocacional.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários