Como se preparar para a missa e colher frutos da comunhão?

Especial do O SÃO PAULO destaca a centralidade do sacramento da Eucaristia na vida dos cristãos

(Foto: Amor Santo/Cathopic)

A missa, como afirma o teólogo e escritor italiano Romano Guardini (1885-1968), “é uma pessoa”, isto é, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, no ato máximo do seu amor pela humanidade por meio de seu único e eterno sacrifício. Essa dimensão deve ser considerada ao se preparar para a participação na Eucaristia.

Por isso, recomenda-se chegar com antecedência, e, dentro das possibilidades, preparar o coração para esse encontro pessoal com Cristo.

Em casa, ou na Igreja, pode-se fazer um bom exame de consciência e silenciar a alma, assim como após receber o Corpo e o Sangue de Cristo, entregando-se por completo a Jesus.

Ao longo dos séculos, surgiram diversas orações por meio das quais os fiéis se preparavam para participar da missa e para expressar ação de graças após a comunhão, orações espontâneas ou ainda, profundas orações feitas pelos santos.

Orações para antes da missa

ORAÇÃO DE SANTO AMBRÓSIO

Senhor Jesus Cristo, eu, pecador, não presumindo dos meus próprios méritos, mas confiando na vossa bondade e misericórdia, temo, entretanto, e hesito em aproximarme da mesa do vosso doce convívio. Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado o meu espírito e a minha língua.

Por isso, ó bondade divina e temível majestade, na minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me na vossa proteção, e anseio ter como Salvador Aquele que não posso suportar como Juiz. Senhor, eu Vos mostro as minhas chagas e vos revelo a minha vergonha. Sei que são grandes e muitos os meus pecados, e temo por causa deles, mas espero na vossa infinita misericórdia.

Salve, Vítima salvadora, oferecida no patíbulo da Cruz por mim e por todos os homens. Salve, nobre e precioso Sangue, que brotas das chagas do meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro.

Olhai-me com os olhos da vossa misericórdia, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por todos os homens. Ouvi-me, pois espero em Vós; Vós que sois fonte inesgotável de perdão, tende piedade das minhas misérias e pecados.

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa cria- tura resgatada por vosso Sangue. Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz.

Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minhas iniquidades e pecados, para que, inteiramente purificado, mereça participar dos Santos Mistérios. E concedei que o vosso Corpo e o vosso Sangue, que eu, embora indigno, me pre- paro para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas.

Que eles afastem de mim os maus pensamentos e despertem os bons sentimentos; tornem eficazes as obras que Vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas dos meus inimigos.

Amém.

ORAÇÃO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO

Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da vossa liberalidade, para que Vos digneis curar a minha fraqueza, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, enriquecer a minha pobreza, vestir a minha nudez.

Que eu receba o Pão dos anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convêm à salvação da minha alma.

Dai-me que receba não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também o seu efeito e a sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que o vosso Filho

único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado ao seu Corpo Místico e contado entre os seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face.

Vós que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Amém.

Orações de ação de graças após a comunhão

ORAÇÃO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO

Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, porque, sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o sagrado Corpo e o precioso Sangue do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

E peço que esta Santa Comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência, a humildade e a obediência, e todas as virtudes. Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação de meu destino.

E peço que vos digneis conduzir-me a mim, pecador, àquele inefável convívio em que vós com vosso Filho e o Espírito Santo sois para os vossos Santos a luz verdadeira, a plena saciedade e a eterna alegria, na ventura completa e a felicidade perfeita. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

ALMA DE CRISTO

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da morte,
Chamai-me e mandai-me ir para vós,

Para que com vossos Santos vos louve Por todos os séculos dos séculos.

Amém.

OFERECIMENTO DE SI MESMO

Recebei, Senhor, minha liberdade inteira.
Recebei minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade.

Tudo que tenho ou possuo de vós me veio; tudo vos devolvo e entrego sem reserva para que a vossa vontade tudo governe. Daime somente vosso amor e vossa graça e nada mais vos peço, pois já serei bastante rico.

(Colaborou: Flavio Rogério Lopes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários