O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, entre os dias 18 e 20, a sua 113ª reunião.
O Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo, nos limites de seu Estatuto, cuidando para que se executem devidamente as decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho.
Participaram da reunião, ocorrida na sede da CNBB, em Brasília (DF), os membros da presidência da entidade, os presidentes das comissões episcopais e os bispos eleitos para representar cada Conselho Episcopal Regional (Conser), entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Os assessores das comissões episcopais e representantes de pastorais e organismos da Igreja Católica no Brasil também se fizeram presentes.
Os bispos trataram de temas relacionados à missão da conferência episcopal, como os estudos das análises de conjuntura eclesial e social e a preparação das Campanhas para a Evangelização e da Fraternidade.
Na pauta do encontro, destacaram-se a avaliação da 61ª Assembleia Geral da CNBB; a apresentação e discussão das análises de conjuntura social e eclesial; encaminhamentos sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; e a celebração do Jubileu de 2025. Também foi dedicado um momento para tratar da atuação da Igreja no Rio Grande do Sul, após as chuvas e enchentes que afetaram o estado.
Na reunião, também foram aprovados os nomes dos novos membros para o Secretariado Geral da entidade e de assessores de comissões episcopais. Para o cargo de Subsecretário Adjunto Geral, foi escolhido o Padre Leandro Megeto, do clero da Diocese de Jundiaí (SP), até então Secretário-executivo do Regional Sul 1 da CNBB. Frei Alexsandro Rufino, da Ordem dos Frades Menores, é o novo Assessor Canônico. Para a função de Assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, foi escolhido o Padre João Paulo dos Santos Silva, da Diocese de Luziânia (GO). Por fim, o Padre Thiago de Moliner Eufrásio, da Diocese de Criciúma (SC), será um dos assessores da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.
(Com informações da CNBB)