Conselho Permanente da CNBB ratifica resultado da eleição da nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros

Conselho Permanente da CNBB ratifica resultado da eleição da nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros, Jornal O São Paulo
CNBB

Na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ratificou o resultado da eleição dos novos membros da presidência executiva da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP. A eleição aconteceu durante o 18° Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), realizado nos dias 09 a 14 de maio, em Aparecida (SP).

“Primeiramente queremos agradecer todo apoio e incentivo de todos os membros deste Conselho Permanente e aos respectivos (Arce)Bispos, de cada um dos membros da Comissão Nacional de Presbíteros antiga, que durante estes últimos 6 anos (mandato de 2016 a 2022) estiveram ao lado apoiando e liberando de algumas funções nas (Arqui)Dioceses em detrimento do serviço exercido na Comissão”, disse em comunicado a CNP.

A eleição e os novos membros

Completado o mandato da atual presidência executiva da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), em conformidade com os estatutos foi realizada uma nova eleição para constituir a nova presidência.

Abaixo, seguem os nomes dos eleitos para todos os cargos e o Conselho Fiscal, cujo mandato é de 2022 a 2026, bem como um breve histórico das atuais funções que exercem em suas respectivas Igrejas Particulares:

Presidência executiva

Padre André Luís do Vale (Centro-Oeste) – Presidente
Pertencente ao clero da diocese de Uruaçu – GO. Membro do Colégio de Consultores; membro do Conselho de Presbíteros e do Conselho Diocesano de Pastoral. Vigário Forâneo (Forania São Paulo); Sacerdote conselheiro das Equipes de Nossa Senhora (Setor Uruaçu); Tesoureiro da Associação de presbíteros São João Maria Vianney e Pároco da Paróquia São Sebastião em Uruaçu. Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Centro Oeste (CRP – CO) e membro da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) de Pastoral da CNBB – Regional Centro Oeste.

Padre Fausto Marinho de Carvalho Filho (Sul 1) – Vice presidente
Pertencente ao clero da arquidiocese de São Paulo – SP. Membro do Conselho de Presbíteros; coordenador da Pastoral Presbiteral e Representante do Clero; Membro e Secretário da Comissão de Presbíteros da Região Episcopal Belém. Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 1 (São Paulo). Pároco da Paróquia São José de Vila Zelina.

Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão (Nordeste 3) – 1º Tesoureiro
Pertencente ao clero da arquidiocese de Vitória da Conquista – BA. Pároco da Paróquia Catedral de Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista-BA. Vigário Regional do Vicariato São Lucas. Membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho Presbiteral; Assessor Eclesiástico Arguidiocesano da Pastoral do Dízimo; Coordenação Arquidiocesano do Sínodo 2023 e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).

Padre Rudinei Lasch (Sul 3) – 1º Secretário
Pertencente ao clero da diocese de Cachoeira do Sul – RS. Atualmente é Pároco da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre – RS. Membro do Colégio de Consultores e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 3 (Rio Grande do Sul).

Padre Erivon Maia de Oliveira (Nordeste 2) – 2° Tesoureiro 
Pertencente ao clero da diocese de Mossoró – RN. É administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião em Governador Dix Sept Rosado – RN. Vice-presidente da Fraternidade do Clero e Presidente da Comissão Regional do Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

Padre Cássio Wagner AlvesVieira (Leste 2) – 3° Secretário
Pertencente ao clero da diocese de Luz – MG. Pároco da Paróquia São Carlos Borromeu em Lagoa da Prata – MG; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral; Representante do Clero da Diocese de Luz; Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Leste 2 (Minas Gerais).

Confira o documento oficial com as fotos de cada um deles.

Conselho Fiscal

Padre Emerson Lipinski (Sul 2) – 1° fiscal
Pertencente ao clero da diocese de São José dos Pinhais – PR. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Xingu em São José dos Pinhais – PR. Coordenador do Conselho Missionário Diocesano; Assessor Eclesiástico da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 2 (Paraná).

Padre José Maria da Silva Ribeiro (Norte 2) – 2° fiscal
Pertencente ao clero da arquidioces de Belém – PA. É Pároco da Paróquia de Santa Maria, no Bairro Maguari, em Ananindeua – PA; Membro do Conselho Presbiteral; Representante do Clero da Arquidiocese de Belém e Coordenador da Pastoral Presbiteral; Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo; Juiz do Tribunal Eclesiástico; Presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB) e Presidente da Comissão Regional do Norte 2 (Pará e Amapá).

Padre Rubens José dos Santos (Oeste 1) – 3º fiscal 
Pertencente ao clero da diocese de Dourados – MS. Pároco da Paróquia Catedral de N. Sra. da Conceição em Dourados – MS; membro do Colégio de Consultores; Assessor Eclesiástico do Movimento de Campistas; Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora; Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul).

Confira o documento oficial com as fotos de cada um deles.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário