Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Conselho permanente da CNBB trata de sugestões para três estatutos de organismos da Igreja no Brasil

Conselho permanente da CNBB trata de sugestões para três estatutos de organismos da Igreja no Brasil - Jornal O São Paulo
Giany Costa

Durante as duas sessões da tarde da terça-feira, 1º de julho, os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apreciaram uma série de temas, com destaque para acolhida, após sugestões e acréscimos, para três estatutos de organismos da Igreja no Brasil que mantém diferentes relações com a Conferência. Segue, abaixo, uma síntese dos assuntos tratados e das questões encaminhadas.

Documento de Estudo da CNBB nº 116

O Grupo de Trabalho, coordenado por Dom Dimas Lara Barbosa, composto para a revisão do documento de estudo nº 116 que trata sobre o Ensino religioso apresentou o resultado da revisão do texto desencadeada desde a sua criação em 2020 e intensificada após a sua publicação em 2023. Apos um amplo processo de escuta às dioceses e escolas e a realização de 30 reuniões do GT, o documento encontra-se em sua sexta versão. O GT propôs apresentar e aprovar o documento na próxima assembleia, o que foi acolhido pelo Conselho Permanente.

19º Congresso Eucarístico Nacional de Goiânia

Dom João Justino apresentou o processo de organização do 19º Congresso Eucarístico Nacional de Goiânia, a identidade visual e a mobilização do regional Centro Oeste e da própria arquidiocese em vista do encontro. O processo teve início, segundo ele, em 2022, quando a capital de Goiás se apresentou como anfitriã  do 19º Congresso, proposta que foi aprovada na Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP). Em 2026, os organizadores vão iniciar o processo de inscrição. O cartaz e o material será apresentado na próxima assembleia da CNBB. Eles esperam a definição na próxima assembleia da CNBB de 2026 a data da coleta nacional para apoiar a realização do Congresso Eucarístico.

Pré-COPs

Padre Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora, apresentou a agenda das próximas pré-cops: O Pré-COP Norte, foi o primeira realizada em Belém, reunindo o povo do Norte do país, dias 25 e 26 de março. A Pré-COP Nordeste acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em Juazeiro (BA), seguido da Pré-COP Sul de 18 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC), Pré-COP Leste de 25 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), finalizando com a Pré-COP Centro-Oeste no dia 6 de agosto em Bonito (MS). Também apresentou os materiais e subsídios preparatórios que podem ser usados pelas dioceses. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, acontecerá na capital paraense no período de 10 a 21 de novembro.

O presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, Dom Vicente de Paula Ferreira, apresentou uma síntese de como está organizado o documento entregue ao Papa Leão XIV e apresentado em coletiva de imprensa no dia 1º de julho, às 10h30, organizada pela ASCOM da CNBB. O título do documento é “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”.

Estatuto da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil

O assessor canônico da CNBB, Frei Alexsandro Rufino, apresentou o Estatuto da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil para aprovação do Conselho Permanente da CNBB. O Diácono José Oliveira Cavalcante, presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), agradeceu à CNBB por colocar o texto em aprovação pelos membros do Conselho Permanente logo após sua revisão. O texto também passou pela revisão da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Membros do Conselho Permanente apresentaram questões que foram consideradas em nova redação proposta e aprovada pelo Conselho.

Estatuto da Comissão Brasileira de Justiça e Paz

Da mesma forma, o assessor canônico da CNBB apresentou a nova proposta do Estatuto da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). O secretário-executivo da CBJP, Daniel Seidel,  falou sobre o processo  de diálogo feito de redação do novo Estatuto e disse que a CBJP acolhe as mudanças sugeridas pela CNBB. O texto passou por revisões propostas por membros do Conselho Permanente e foi acolhido pelo colegiado após as considerações da plenária.

Estatuto das Edições CNBB

A nova proposta de redação do Estatuto das Edições CNBB, a partir de sugestões da CNBB, foi apresentada pelo diretor geral das Edições CNBB, Monsenhor Jamil Alves de Souza. Da mesma forma, os membros do Conselho Permanente pediram revisões e sugestões na proposta. A nova redação, a partir das sugestões apresentadas,  será apreciada pelo Conselho Permanente até o fim da reunião.

A reunião seguiu com os informes dos regionais da CNBB: Norte 1, Norte 2, Norte 3, Noroeste, Sul 1, Sul 2.  A reunião foi encerrada e às 19h os bispos se encontram na capela Nossa Senhora Aparecida para celebração da Eucaristia.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário