CONSEP acolhe as relíquias de Santa Teresinha e aponta processo de elaboração das novas diretrizes de evangelização

CNBB

Na primeira parte da manhã, deste primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os membros da presidência da entidade fizeram um informe sobre a visita à Santa Sé, de 8 a 12 de janeiro, com enfoque especial no encontro com o Papa Francisco, no dia 11, e as 25 reuniões que foram realizadas com Dicastérios e Congregações da Cúria Romana.

Outro ponto abordado, foi a apresentação realizada pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, sobre o processo de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Dom Leomar informou que a Equipe de Coordenação do Processo de Sistematização das Novas Diretrizes elaborou um texto motivador que subsidiará o debate entre os bispos durante a 61ª Assembleia Geral da  CNBB, em abril deste ano.

O texto, segundo dom Leomar, que será usado na conversação espiritual, aponta para a figura da Tenda Alargada, aberta à hospitalidade, como imagem central. Outra ideia trabalhada é a de escutar os sinais dos tempos e perceber, como cristãos, como Deus age com seu amor em contextos de guerras e epidemias.

Dom Leomar reforçou ainda que o texto vai propor urgências da missão com pontos bem concretos para serem avaliados a cada 4 anos. A proposta é avançar para o estímulo às pequenas comunidades como espaços de vivência da Palavra de Deus. Outras ideias a serem reforçadas é a vivência de uma espiritualidade litúrgica e a iniciação à vida cristã, não apenas ligada à catequese. O texto aponta ainda para a conclusão na perspectiva da Esperança, como anunciada pelo Jubileu, e no do Reino de Deus.

Os bispos do Consep refletiram sobre a análise de conjuntura sociopolítica com o título “Precisamos falar sobre outra economia” e sobre a conjuntura eclesial cujo título foi “Ethos Religioso hoje no Brasil”.

Sobre a análise sociopolítica, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino, reforçou que o texto está muito bem feito. Em contrapartida, provocou o grupo a refletir sobre qual a incidência das análises e sobre a importância de a CNBB pensar passos mais concretos no sentido de ir além da reflexão.

No segundo dia da reunião foi apresentado o processo de preparação para o Jubileu 2025, um informe sobre a organização das Campanhas da Fraternidade de 2024 a 2026, sobre a situação financeira da CNBB e da Edições CNBB e a programação das Comissões Episcopais e dos organismos do Povo de Deus.

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

A reunião do Consep teve início com oração frente às relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus na capela da CNBB. Durante todo o dia, os bispos que participam da reunião do Consep e os colaboradores da Conferência realizaram momentos de oração diante da urna com os restos mortais da Santa de Lisieux.

A visita acontece no contexto do aniversário de 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrado em 2023. Na programação, as relíquias serão levadas a 70 cidades brasileiras. Em Brasília, a urna foi acolhida em missa presidida pelo arcebispo emérito do Ordinariado Militar no Brasil, dom Fernando José Monteiro Guimarães. O bispo, inclusive, acompanhou a chegada na sede da CNBB.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários