
Entre os dias 7 e 9 de março de 2024, ocorreu o I Encontro Presencial da Coordenação Ampliada dos Missionários Digitais e da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa reuniu representantes da Comissão e agentes que evangelizam no ambiente digital, no Centro MAGIS Anchietanum, espaço jesuíta de juventude em São Paulo. O evento marcou um passo na estruturação e articulação da pastoral digital no Brasil.
Estiveram presentes os dois assessores da Comissão para a Comunicação, Padre Tiago Síbula e Osnilda Lima, além de nove missionários digitais que articulam, coordenam e animam os Missionários Digitais. De forma online, participaram o secretário do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Monsenhor Lucio Ruiz, e Padre Patriky Samuel Batista, da Diocese de Luz (MG)
Programação e vivência
O encontro foi conduzido por momentos de oração, conferências, diálogos, discernimento e convivência, aprofundando a missão pastoral dos Missionários Digitais na Igreja. A programação incluiu a conferência de abertura com padre Patriky Samuel Batista, que abordou a evolução pastoral na história da Igreja e a necessidade de responder aos desafios do presente, e a palestra “Missiologia na Igreja Católica”, ministrada pelo teólogo e missionário digital Raylson Araújo. Também houve reflexões sobre a vivência da missão digital, conduzidas pelo missionário digital Guilherme Cadoiss.
Durante o sábado, Monsenhor Lucio Ruiz, em uma videoconferência ao vivo, deixou uma mensagem encorajadora aos participantes: “Não deixem de ousar e tocar as feridas das pessoas. ‘Samaritaneiem’ nesses ambientes”. O grupo também celebrou a Eucaristia junto aos jovens do Centro MAGIS Anchietanum, que participavam de uma Tarde de Espiritualidade, e finalizou a jornada com um momento de convivência e partilha. O domingo foi dedicado à organização interna da articulação da pastoral da missão digital no país.
Para o jornalista e missionário digital Ronnaldh Oliveira, o encontro foi um marco na evangelização digital no país: “Estamos construindo esse caminho com muita abertura de coração, escuta, espiritualidade e diálogo. Unidos aos bispos e a tantas outras pessoas, certamente é o início de um grande projeto pastoral”.
O evento reflete compromisso da CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Comunicação, e dos missionários digitais com a evangelização nos ambientes digitais, alinhando-se ao pontificado do Papa Francisco para viver a sinodalidade e a missão nos novos tempos.
Fonte: CNBB