Coordenadores de catequese participam de seminário em São Paulo

Encontro foi realizado durante a 15a edição da ExpoCatólica

Coordenadores de catequese participam de seminário em São Paulo
Padre Thiago Faccini, um dos palestrantes, que falou sobre a "Formação Permanente"
Foto: Fernando Arthur

No sábado, 28, cerca de 150 coordenadores de Catequese de vários lugares do Brasil se encontraram no 1º Seminário de Lideranças, voltado para estas coordenações. O evento, realizado no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, durante a 15a edição da ExpoCatólica, foi pensado especialmente para aqueles que coordenam grupos de catequese nas comunidades, paróquias e dioceses. 

Durante o dia todo, os coordenadores tiveram a oportunidade de participar de palestras e encontros que buscaram dar-lhes uma base sólida, enfatizando que devem ser verdadeiros e bons líderes na pastoral, buscando conhecimentos necessários para a missão e sabendo administrar pessoas e gerir crises e conflitos nos relacionamentos. 

Na parte da manhã, o evento contou com palestras do Padre Joãozinho, SCJ, que falou sobre a “Gestão de conflitos através do olhar de Jesus”, além de Ariél Machado e Regina Helena, que abordaram o papel do coordenador no planejamento pastoral catequético. Já o Padre Marcelo Machado tratou sobre a importância do catequista, da liderança e espiritualidade. Encerrando as palestras matutinas, Padre Humberto de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, apresentou o tema a “Arte de liderar com sabedoria”. 

Na parte da tarde, Daniel Godri, falou sobre o “coordenador como ferramenta motivacional do grupo”. Em seguida, Pedro Luiz, assessor editorial da Paulus Editora, discorreu sobre a temática “Liderar com o coração” e recordou a “escola da liderança de Jesus e seus Apóstolos”. Padre Thiago Faccini, da Arquidiocese de São Paulo, e assessor do Setor de Espaço Litúrgico da CNBB, enfatizou em sua palestra a formação permanente dos catequistas, destacando o contínuo caminho formativo que devem ter. 

Coordenadores de catequese participam de seminário em São Paulo
Reprodução

As duas últimas palestras foram conduzidas pela Irmã Natividade Pereira, que destacou as dinâmicas em grupo, e pelo Padre Joãozinho, que encerrou o seminário, falando sobre a Gestão de conflitos através do olhar de Jesus. 

Na avaliação do Padre Thiago Faccini, o encontro foi oportunidade para oferecer aos catequistas uma formação permanente. “Esta formação não pode apenas visar ao conteúdo, mas também trabalhar a formação pessoal e possibilitar que o catequista tenha oportunidades de momentos de oração, retiros e de encontro pessoal com Jesus Cristo, além de formações pedagógicas e didáticas; além da formação de conteúdo teológico”, concluiu. 

Deixe um comentário