Coordenadores de catequese participam de seminário em São Paulo

Encontro foi realizado durante a 15a edição da ExpoCatólica

Padre Thiago Faccini, um dos palestrantes, que falou sobre a “Formação Permanente”
Foto: Fernando Arthur

No sábado, 28, cerca de 150 coordenadores de Catequese de vários lugares do Brasil se encontraram no 1º Seminário de Lideranças, voltado para estas coordenações. O evento, realizado no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, durante a 15a edição da ExpoCatólica, foi pensado especialmente para aqueles que coordenam grupos de catequese nas comunidades, paróquias e dioceses. 

Durante o dia todo, os coordenadores tiveram a oportunidade de participar de palestras e encontros que buscaram dar-lhes uma base sólida, enfatizando que devem ser verdadeiros e bons líderes na pastoral, buscando conhecimentos necessários para a missão e sabendo administrar pessoas e gerir crises e conflitos nos relacionamentos. 

Na parte da manhã, o evento contou com palestras do Padre Joãozinho, SCJ, que falou sobre a “Gestão de conflitos através do olhar de Jesus”, além de Ariél Machado e Regina Helena, que abordaram o papel do coordenador no planejamento pastoral catequético. Já o Padre Marcelo Machado tratou sobre a importância do catequista, da liderança e espiritualidade. Encerrando as palestras matutinas, Padre Humberto de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, apresentou o tema a “Arte de liderar com sabedoria”. 

Na parte da tarde, Daniel Godri, falou sobre o “coordenador como ferramenta motivacional do grupo”. Em seguida, Pedro Luiz, assessor editorial da Paulus Editora, discorreu sobre a temática “Liderar com o coração” e recordou a “escola da liderança de Jesus e seus Apóstolos”. Padre Thiago Faccini, da Arquidiocese de São Paulo, e assessor do Setor de Espaço Litúrgico da CNBB, enfatizou em sua palestra a formação permanente dos catequistas, destacando o contínuo caminho formativo que devem ter. 

Reprodução

As duas últimas palestras foram conduzidas pela Irmã Natividade Pereira, que destacou as dinâmicas em grupo, e pelo Padre Joãozinho, que encerrou o seminário, falando sobre a Gestão de conflitos através do olhar de Jesus. 

Na avaliação do Padre Thiago Faccini, o encontro foi oportunidade para oferecer aos catequistas uma formação permanente. “Esta formação não pode apenas visar ao conteúdo, mas também trabalhar a formação pessoal e possibilitar que o catequista tenha oportunidades de momentos de oração, retiros e de encontro pessoal com Jesus Cristo, além de formações pedagógicas e didáticas; além da formação de conteúdo teológico”, concluiu. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários