COVID-19: começa a vacinação em crianças menores de 3 anos

Governo do Estado de São Paulo

Após o Ministério da Saúde ter iniciado, no dia 10, a distribuição de 1 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer contra a COVID-19 destinadas a crianças de 6 meses a 3 anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente), bem como a indígenas nesta faixa etária, a aplicação da vacina começou a ser feita nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. 

O esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deve ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira pode ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose. 

Na capital paulista, a vacinação com a também chamada “Pfizer Baby” tem início na quinta-feira, 17. A cidade de São Paulo recebeu 34.840 doses dessa vacina pediátrica contra o coronavírus. Os responsáveis pelas crianças devem apresentar, nessa primeira fase da vacinação, comprovantes de condição de risco, ou seja, receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades ou as outras condições previstas. Tais documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com CRM, e estar dentro da validade de dois anos de emissão. 

Na cidade de São Paulo, a vacinação ocorrerá nas UBSs, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, nas UBSs integradas, das 7h às 19h. Caso existam doses remanescentes da vacina próximo ao final das atividades de cada dia, as demais crianças dessa faixa etária podem tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região (deve ser apresentado comprovante de endereço para inscrição prévia). 

De acordo com o Ministério da Saúde, nas próximas semanas será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades. 

Fontes: Ministério da Saúde e Prefeitura de São Paulo 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários