Cruz original da 1ª missa realizada no Brasil será trazida a São Paulo na terça-feira, 15

Programação inclui missa na Catedral da Sé, às 12h, presidida pelo Cardeal Scherer

Foto: Museu da Sé de Braga

Para celebrar os 525 anos da primeira missa realizada no Brasil, o Movimento Brasil com Fé trará ao País a cruz original daquela celebração realizada em 26 de abril de 1500, no atual território de Santa Cruz Cabrália (BA).

Partindo da cidade de Braga, a cruz passou pelas também cidades portuguesas de Fátima, Cascais e Lisboa, e chegará ao Brasil na terça-feira, 15. O primeiro itinerário será a capital paulista, onde, às 12h, na Catedral da Sé, haverá missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

À tarde, será levada em procissão até o Pateo do Collegio, também na região central da cidade. Às 16h, a cruz estará na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e às 18h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ao longo do dia, os organizadores da atividade também irão levá-la a um programa de tevê e à sede da Fiesp.

Até 26 de abril, a cruz passará por outras cidades brasileiras: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá (dia 16); Rio de Janeiro e Petrópolis (17); Porto Alegre (18); Maricá e Rio de Janeiro (19); Rio de Janeiro (20); Distrito Federal (de 21 a 23), incluindo atividades na sede da CNBB e sessão solene no Congresso Nacional; Belém do Pará (dias 23 e 24); Salvador (25); e Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (26), onde se realizará a missa pontifical pelos 525 anos da primeira missa no Brasil. A Eucaristia será presidida pelo Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

Sobre o Movimento Brasil com Fé

O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância. 

A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência da espiritualidade, gerando exclusões e violações de direitos. Diante disso, o Brasil com Fé busca fortalecer a cultura da paz, do respeito e da convivência harmoniosa entre todas as expressões de fé e ser contra qualquer forma de imposição religiosa, reconhecendo que a escolha da fé deve ser um ato livre e consciente, nunca imposto ou forçado, reconhecendo e respeitando quem não possui religião ou não crê e promovendo um diálogo com todos, independentemente de sua visão sobre a espiritualidade. 

A fé e a cultura se entrelaçam, moldando histórias, tradições e valores que sustentam a identidade dos povos. O movimento surge para afirmar essa conexão, promovendo iniciativas que reforcem o papel da religião e da espiritualidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sem excluir aqueles que não compartilham dessa vivência, e se propõe a conectar a sociedade ao diálogo inter-religioso, à educação para a tolerância e à valorização da fé como um patrimônio imaterial da humanidade. 

Fontes: CNBB e Movimento Brasil com Fé

Deixe um comentário