De norte a sul, Solenidade de Corpus Christi mobiliza católicos

Em todos os cantos do País, o testemunho público de fé na Eucaristia foi manifestado pelos católicos na quinta-feira, 16, na Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, com procissões, carreatas e com a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, práticas que nos dois últimos anos haviam sido mais restritas em razão da pandemia de COVID-19. 

Arquidiocese de Cuiabá

No Centro-Oeste do País, a Arquidiocese de Cuiabá (MT) organizou a celebração de Corpus Christi no Ginásio São Gonçalo, na capital mato-grossense, reunindo cerca de 3 mil pessoas. Dom Mário Antônio da Silva, que assumiu a Arquidiocese este ano, presidiu a missa à tarde, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus. 

Arquidiocese de Olinda e Recife

Na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), que em novembro acolherá o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o Arcebispo, Dom Fernando Saburido, presidiu missa na Igreja Madre de Deus. O Corpo de Cristo foi exposto no ostensório que foi usado no 3º CEN, em 1939, e conduzido em procissão pelas ruas da capital pernambucana. À frente do cortejo estavam as bandeiras dos estados brasileiros. A procissão também passou em frente à Casa do Pão, que está sendo preparada como marco do congresso deste ano e que atenderá a população em situação de rua, ofertando-lhe alimentação, banho, lavanderia, qualificação profissional, além de acompanhamento jurídico, psicológico e espiritual. 

Arquidiocese de Manaus

Na Arquidiocese de Manaus (AM), pela manhã, milhares de fiéis participaram da celebração feita em um palco na Avenida Eduardo Ribeiro, após a qual houve procissão – incluindo uma parada em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa, para oração e bênção pelos acometidos com a COVID-19 –, adoração e bênção solene, com ritos presididos por Dom Leonardo Steiner, Arcebispo. À tarde, houve um momento orante com a participação dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. 

Prefeitura de Ouro Preto

Em Ouro Preto (MG), os tradicionais tapetes de Corpus Christi foram montados, em sua maioria com serragem e sal colorido, pelas ruas da cidade. A procissão com o Santíssimo aconteceu após a missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. 

Arquidiocese de Florianópolis

Na capital catarinense, cerca de 200 pessoas confeccionaram os tapetes para a procissão arquidiocesana de Corpus Christi, a qual passou pelas ruas da região central, após a missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis (SC), presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck. Em 2022, completam-se cem anos da criação da Catedral, algo destacado nos desenhos feitos em alguns dos tapetes por onde passou a procissão com o Santíssimo. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários