Diocese de Blumenau (SC) pede orações pela saúde de Dom Angélico Sândalo Bernardino

Bispo emérito está internado na capital paulista. Ele foi Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo entre 1975 e 2000

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Em nota oficial publicada na tarde da terça-feira, 26, a Diocese de Blumenau (SC) informou que Dom Angélico Sândalo Bernardino, de 91 anos de idade, está internado no Hospital Santa Catarina, na capital paulista, desde o dia 1º de novembro, em acompanhamento médico em razão de dificuldades no trato urinário.

“Após consulta com um urologista, foi necessária a internação para a colocação de uma sonda e desobstrução do ureter. Nas últimas semanas, Dom Angélico apresentou sinais de melhora após os procedimentos realizados. Nesta manhã, foi comunicado pelo Padre Toninho [Padre Antonio Leite Barbosa Júnior, do clero da Arquidiocese de São Paulo], que o acompanha de perto, que o quadro clínico do bispo emérito evolui de forma positiva. As infecções respiratória e urinária estão regredindo e seguem sendo tratadas com antibióticos”.

Ainda de acordo com a Diocese de Blumenau, “Dom Angélico permanece na UTI para observação e cuidados intensivos, e está programado um novo procedimento de drenagem devido à reincidência de uma coleção na região da bacia”.

“Confiantes na graça de Deus, pedimos que todos permaneçam unidos em oração pela plena recuperação de Dom Angélico”, lê-se na conclusão da nota.

PASSAGEM PELA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Nascido em Saltinho (SP), em 19 de janeiro de 1933, Dom Angélico foi ordenado sacerdote em 1959, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em dezembro de 1974 e recebeu a ordenação sacerdotal em 25 de janeiro de 1975, na Catedral da Sé, pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns.

Exerceu o ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo até abril do ano 2000 – tendo sido vigário episcopal da Região São Miguel Paulista (atual Diocese de São Miguel Paulista) e da Região Brasilândia – quando foi nomeado por São João Paulo II para a recém-criada Diocese de Blumenau (SC), onde permaneceu até 2009, quando renunciou ao cargo ao completar 75 anos de idade, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Desde então, voltou a viver na cidade de São Paulo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários