Divulgada programação do Muticom 2021

Maior encontro de comunicação eclesial do Brasil acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, totalmente on-line e gratuito.

Divulgada programação do Muticom 2021, Jornal O São Paulo

Foi divulgada a programação do Mutirão de Comunicação (Muticom) 2021. Voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação, esse evento, a princípio, seria realizado presencialmente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte (MG). Porém, devido à pandemia de COVID-19, o evento acontecerá a modalidade on-line, nos dias 23 e 24 de julho, gratuitamente, tendo como tema: “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”.

O Muticom é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Brasil, Signis Brasil e Rede Católica de Rádio, em parceria e com o apoio institucional da Arquidiocese de Belo Horizonte e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

O Mutirão é voltado para comunicadores das mais diversas esferas – jornalistas, publicitários, relações públicas, agentes de pastoral, professores e estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação.

Confira a programação:

Sexta-feira, 23 de julho

O evento será aberto às 16h45, com previsão de encerramento às 21h.

Às 18h, haverá a palestra magna “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, com a participação do italiano Massimo di Felice, doutor em Ciências da Comunicação, pós-doutor em Sociologia e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e de universidades na Itália, França e Portugal. 

No mesmo dia, às 19h15, haverá a conferência “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”, com Magali Cunha, doutora em  Ciências da Comunicação com estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, pesquisadora em Comunicação, Religiões e Política.

Em seguida, às 20h, está previsto um momento de interação com reflexões e diálogos com os participantes.

Sábado, 24 de julho

Às 9h, haverá a conferência “Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”, com o palestrantes Paolo Benanti, professor de Teologia Moral, Bioética, Neurociência e Ética de tecnologias na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e membro da Pontifícia Academia para a Vida.

Às 10h, a conferência “Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti”, com o Norval Baitelo Jr, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Pós-Graduação em Comunicação e PUC-SP.

Às 11h15, acontecerá uma mesa redonda sobre “ecologia das mídias e nas mídias católicas”, com a participação de: Adriana Braga, professora associada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e vice-presidente da Media Ecology Association (MEA), nos Estados Unidos;  e de André Trigueiro, jornalista da Globo News, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio.

Às 13h30, haverá a conferência “Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade”, com a Viviane Mosé, doutora em Filosofia e escritora.

Às 14h30, será realizada a conferência “Utopias do mundo integral”, com Carlos Ferraro, jornalista, cineasta e professor na Universidade de San Martin, na Argentina.

Às 16h10, haverá a conferência “Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com a participação de Elizabeth Saad, doutora em Ciências da Comunicação, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Inscrições

O evento será gratuito e integralmente on-line, com link de transmissão enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. O evento dará direito a certificado de 12 horas. As inscrições devem ser feitas aqui.

Deixe um comentário