Divulgada programação do Muticom 2021

Maior encontro de comunicação eclesial do Brasil acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, totalmente on-line e gratuito.

Foi divulgada a programação do Mutirão de Comunicação (Muticom) 2021. Voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação, esse evento, a princípio, seria realizado presencialmente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte (MG). Porém, devido à pandemia de COVID-19, o evento acontecerá a modalidade on-line, nos dias 23 e 24 de julho, gratuitamente, tendo como tema: “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”.

O Muticom é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Brasil, Signis Brasil e Rede Católica de Rádio, em parceria e com o apoio institucional da Arquidiocese de Belo Horizonte e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

O Mutirão é voltado para comunicadores das mais diversas esferas – jornalistas, publicitários, relações públicas, agentes de pastoral, professores e estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação.

Confira a programação:

Sexta-feira, 23 de julho

O evento será aberto às 16h45, com previsão de encerramento às 21h.

Às 18h, haverá a palestra magna “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, com a participação do italiano Massimo di Felice, doutor em Ciências da Comunicação, pós-doutor em Sociologia e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e de universidades na Itália, França e Portugal. 

No mesmo dia, às 19h15, haverá a conferência “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”, com Magali Cunha, doutora em  Ciências da Comunicação com estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, pesquisadora em Comunicação, Religiões e Política.

Em seguida, às 20h, está previsto um momento de interação com reflexões e diálogos com os participantes.

Sábado, 24 de julho

Às 9h, haverá a conferência “Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”, com o palestrantes Paolo Benanti, professor de Teologia Moral, Bioética, Neurociência e Ética de tecnologias na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e membro da Pontifícia Academia para a Vida.

Às 10h, a conferência “Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti”, com o Norval Baitelo Jr, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Pós-Graduação em Comunicação e PUC-SP.

Às 11h15, acontecerá uma mesa redonda sobre “ecologia das mídias e nas mídias católicas”, com a participação de: Adriana Braga, professora associada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e vice-presidente da Media Ecology Association (MEA), nos Estados Unidos;  e de André Trigueiro, jornalista da Globo News, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio.

Às 13h30, haverá a conferência “Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade”, com a Viviane Mosé, doutora em Filosofia e escritora.

Às 14h30, será realizada a conferência “Utopias do mundo integral”, com Carlos Ferraro, jornalista, cineasta e professor na Universidade de San Martin, na Argentina.

Às 16h10, haverá a conferência “Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com a participação de Elizabeth Saad, doutora em Ciências da Comunicação, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Inscrições

O evento será gratuito e integralmente on-line, com link de transmissão enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. O evento dará direito a certificado de 12 horas. As inscrições devem ser feitas aqui.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter