Dom Ângelo Mezzari assume a Arquidiocese de Vitória (ES): ‘Aqui quero servir com amor e total doação’

Dom Dario Campos entrega o báculo pastoral a Dom Ângelo Mezzari na missa de posse, dia 22 (fotos: Arquidiocese de Vitória)

Diante de uma multidão de fíéis leigos, religiosos e padres na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Vitória, na capital capixaba, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, assumiu a Arquidiocese de Vitória (ES) no sábado, 22. Ele foi nomeado para o ofício pelo Papa Francisco em 30 de dezembro, após quatro anos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A bula de nomeação foi lida no começo da missa.

“Meu irmão, Dom Ângelo, a sua nomeação para a nossa Arquidiocese é para todos nós um sinal do cuidado de Deus para com a porção do seu amado povo que aqui se encontra. Conte sempre com as nossas orações e que a Virgem da Vitória o guarde sempre com a proteção de seu manto e interceda pelo seu ministério”, disse Dom Dario Campos, OFM, agora Arcebispo emérito, antes de entregar o báculo – símbolo do serviço pastoral do bispo – a Dom Ângelo, que depois se sentou na cátedra, assumindo, assim, o governo da Arquidiocese e a presidência da celebração, que teve 17 bispos concelebrantes, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Entre as autoridades participantes esteve Renato Casagrande, governador do estado do Espírito Santo.

‘Quero caminhar convosco na unidade, comunhão e participação’

“Estou aqui para vos confirmar na fé, meu povo querido desta Arquidiocese: como bom pastor, guiá-los no caminho de vida; pelos sacramentos, louvar a Deus e nos santificar; e pelo anúncio e testemunho da Palavra, oferecer essa abundância da vida em Cristo”, disse, na homilia, o 5º Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Igreja particular criada como diocese em 1895 e elevada a Arquidiocese em 1958.

Dom Ângelo também exortou à união para testemunhar e anunciar o Evangelho: “Quero caminhar convosco na unidade, comunhão e participação, nesta Igreja já tão sinodal e missionária, na qual a vida das comunidades expressa o rosto de Cristo e da Igreja de modo tão belo. Ao inserir-me hoje nesta caminhada da Arquidiocese de Vitória, com sua bela e rica história eclesial centenária de evangelização, de promoção da vida humana – sempre muito comprometida com os pequenos, os pobres, os sofredores, os doentes – aqui quero servir com amor e total doação”.

“Agradeço pela vossa acolhida, pelo vosso amor, pelo abraço que tudo faz ver que é obra e graça de Deus”, concluiu o novo Arcebispo.

‘Somos herdeiros, sucessores de um povo missionário’

Após a Eucaristia, Dom Ângelo foi saudado pelo Cardeal Scherer, que lembrou que pelo território da atual Arquidiocese de Vitória passaram grandes bispos e arcebispos, mas bem antes os missionários Jesuítas, entre os quais o Padre Manuel da Nóbrega e São José de Anchieta, que também ajudaram na fundação da cidade de São Paulo.

“Somos herdeiros, sucessores de um povo missionário. E essa missão está lhe sendo entregue hoje, Dom Ângelo. Providencialmente, sua posse é no dia em que celebramos a Cátedra de São Pedro Apóstolo. Lembramos que somos todos nós herdeiros, sucessores daquele que, com os outros apóstolos, deu seu testemunho de Jesus Cristo e, juntos, se tornaram, portanto, referências para a nossa fé. Que estes santos pastores, os apóstolos, os predecessores e mártires que testemunharam Jesus intercedam por você no ministério e por este querido povo aqui da Arquidiocese de Vitória. E que o Espírito Santo seja sempre aquele que lhe é companheiro todos os dias”, desejou Dom Odilo.

Biografia e trajetória

Nascido em 2 de abril de 1957, em Sanga do Engenho, Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), Dom Ângelo Ademir Mezzari professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ), em 1984, em Criciúma (SC). Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.

Após ser ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1984, em Forquilhinha (SC), cursou Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, entre 1986 e 1989. Em 2003, já em São Paulo, completou o mestrado em Teologia Dogmática. Na Congregação Rogacionista, foi Superior Provincial, entre 2002 e 2010, e Superior geral, de 2010 a 2016, em Roma.

Em 8 de julho de 2020, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco, adotando como lema episcopal “Rogate ergo”, alusivo ao versículo bíblico “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38). Ordenado bispo em setembro de 2020, em Içara (SC), foi designado pelo Cardeal Scherer como Vigário Episcopal para a Região Ipiranga. Em abril de 2023, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Agora como Arcebispo de Vitória, no Regional Leste 3 da CNBB, Dom Ângelo será o pastor de uma Igreja particular composta de 93 paróquias em 15 cidades capixabas.

(Com informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Vitória)

Deixe um comentário