Dom João Inácio: peçamos a graça de ter a coragem de seguir Jesus de perto!

Com Missa no túmulo de São Pedro e visita ao Dicastério para os Bispos, episcopado inicia segundo dia da Visita Ad Limina Apostolorum. Durante reunião, o cardeal Marc Ouellet destacou que “a caridade é a marca da missão eclesial”. Agenda de hoje prevê encontros nos dicastérios para a Doutrina da Fé e para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. 

Fotos: Padre Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB

Com um momento de oração na Basílica de São Pedro, nesta manhã, dia 27, que os bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, começaram o segundo dia da Visita Ad Limina 2022. Por meio de Missa presidida por João Inácio Müller, arcebispo metropolitano de Campinas, o episcopado, junto ao túmulo do Apóstolo Pedro, reafirmou a comunhão das arquidioceses e dioceses de São Paulo com a Igreja em todo o mundo.

À luz da Liturgia da Palavra, meditando a proximidade da Paixão de Cristo, quando Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém (Cf. Lc 9, 51-56), dom João Inácio, motivou seus irmãos bispos para que, com ele, pedissem “a Jesus a graça de O seguir de perto, para não O deixar sozinho, superando assim as tentações de olharmos para nós mesmos”, disse.

O arcebispo de Campinas sugeriu que o episcopado paulista, enquanto sucessores dos Apóstolos, fizesse as seguintes questões diante de Deus: “quantas vezes procuro fazer outras coisas e não olho para ti, Jesus, que fizeste tudo por mim? Tu que entraste na paciência – o homem paciente, Deus paciente – e que com tanta paciência toleras os meus pecados, as minhas falhas?”, enfatizou.

“Peçamos a graça de ter a coragem de O seguir de perto. Nós já sabemos: isso é perigoso. Custa a vida. Mas a fé de Pedro nos sustenta, move e incentiva”, concluiu dom João Inácio junto à cripta de São Pedro.

Os aniversários natalício do bispo de Bauru, dom Rubens Sevilha, OCD, e de ordenação episcopal de dom Antônio Emídio Vilar, SDB, bispo de São José do Rio Preto, celebrados hoje, foram lembrados durante a Missa. 

CARIDADE, MARCA DA MISSÃO

Após a celebração, um encontro no Dicastério para os Bispos abriu a agenda do dia. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, falou em nome do episcopado, agradeceu a solicitude do departamento romano para com as dioceses paulistas e ressaltou que a reunião trata-se da “expressão do nosso afeto colegial, do crescimento do nosso senso de responsabilidade como sucessores dos Apóstolos e do fortalecimento de nossa comunhão com o sucessor de Pedro”. 

O encontro, conduzido pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito do Dicastério, tratou de diversos assuntos, como os ministérios batismal e sacerdotal, sinodalidade, candidatos ao episcopado, especialização dos sacerdotes e a mudança no cenário religioso e social brasileiro. 

O secretário do Dicastério, o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, falou da força histórica da Igreja no interior de São Paulo e os bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto disseram do bem que buscam transmitir no exercício do ministério, e da preocupação com a vida interiorana e com os valores evangélicos. Após a reflexão, o cardeal destacou que “a caridade é a marca da missão eclesial”. 

Ainda hoje, os bispos têm visitas agendadas nos dicastérios para a Doutrina da Fé e para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

OBRA DA IGREJA

Na noite de ontem, dia 26, o episcopado participou de um momento de convivência na comunidade L´Opera della Chiesa. Com consagrados leigos e leigas, e também com vocações sacerdotais, a ´Obra da Igreja’ é uma instituição de direito pontifício que, durante a Visita Ad Limina Apostolotum, presta suporte ao bispos. “A visita foi agradável e enriquecedora. Fomos muito bem acolhidos e, além disso, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o carisma da Obra”, validou o bispo diocesano de Franca, dom Paulo Roberto Beloto. 

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários