Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Joaquim Mol assume a Diocese de Santos (SP)

O Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira, 5 de novembro, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Santos, no Estado de São Paulo, apresentado por Dom Tarcísio Scaramussa. A posse canônica da diocese de Santos é automaticamente assumida pelo bispo coadjutor, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Saudação da CNBB a Dom Joaquim Mol

Estimado Dom Joaquim Mol,

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria sua nomeação como novo bispo de Santos (SP), sucedendo a dom Tarcísio Scaramussa, que se torna arcebispo emérito.

Como bispo coadjutor da diocese de Santos, o senhor já vinha caminhando com o povo de Deus dessa Igreja particular, conhecendo seus desafios e alegrias, e preparando-se com zelo e espírito fraterno para esta missão.

Agradecemos a sua generosa disponibilidade em continuar servindo à Igreja na região Sul, agora como bispo, dando continuidade à missão evangelizadora desta Igreja tão significativa para a fé do povo brasileiro.

Que o Senhor o fortaleça nesta nova etapa do ministério episcopal, concedendo-lhe sabedoria, coragem e mansidão para pastorear com amor o rebanho que lhe é confiado, especialmente neste tempo em que a Igreja é chamada a viver com intensidade a sinodalidade e o cuidado com a Casa Comum.

A CNBB se une ao povo de Santos, pedindo que Nossa Senhora do Monte Serrat, acompanhe e interceda pelo senhor em sua missão.

Com estima e comunhão fraterna,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Agradecimento da CNBB Dom Tarcísio Scaramussa

Estimado Dom Tarcísio,

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta profundo agradecimento por sua dedicada missão à frente da diocese de Santos (SP).

Ao longo de seus mais de 11 anos na diocese de Santos, o senhor sempre se destacou por seu zelo apostólico, profunda espiritualidade, firme compromisso com a evangelização e sua dedicação à formação. À frente da diocese de Santos, desde 2015, soube conduzir o povo de Deus com sabedoria e amor.

A CNBB reconhece com gratidão sua contribuição em diversos âmbitos da missão eclesial, numa caminhada pastoral que pode ser sintetizada em uma Igreja que busca acolher, formar e enviar. É reconhecida também a sua ênfase, como pastor, na formação de leigos, catequistas, jovens e na busca pela renovação das estruturas pastorais da diocese em direção à missão da Igreja: evangelizar.

Desejamos que esta nova etapa de sua vida, como arcebispo emérito, seja marcada pela serenidade, pela oração e pela continuidade de sua entrega ao Reino de Deus, agora de forma renovada e em novas formas de serviço à Igreja.

Com estima e comunhão fraterna,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Dados biográficos e trajetória eclesial

Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela PUC Minas. Mestre em Teologia pela FAJE. Professor e pesquisador na PUC Minas (1990-2022). Professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino, ISTA (1990–2005), do Instituto Marista de Ciências Humanas (1992–1995) e do Instituto Regional de Pastoral Catequética. Fundador e coordenador do Instituto Superior de Pastoral PUC Minas, ISPAL (1998–2011). Editor fundador da Revista HORIZONTE, de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas.

Catequista desde 1975 e como presbítero desde 1988, dom Mol, desde 2006, foi bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Também é conferencista e assessor, desde 1993, nos campos da teologia, pastoral, comunicação e humanismo.

Na CNBB, dom Joaquim Mol presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação  de 2011 a 2015 e também a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, de 2015 a 2023. Foi presidente do GT para acompanhamento da Reforma Política no Brasil (2008–2015), do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC Brasil), de 2011 a 2015. Retornou a este último Conselho no quadriênio 2015-2019.

Foi reitor da PUC Minas, de 2007 a 2022, e membro do Pontifício Conselho da Cultura do Vaticano (2015-2022). Membro do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil e do Observatório Eclesial Brasil. Seu lema “Porque Deus é Amor”, foi escolhido como fundamento de todas as coisas e como explicação única para este ato de fé: ser bispo na Igreja de Jesus Cristo, na verdade, o menor e o último dos bispos.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário