Dom Leomar: precisamos formar comunidades discipulares capazes de ser missionárias

Teve início na noite de segunda-feira, 8 de maio, o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2023. O evento, promovido de forma virtual pelo Youtube, é uma formação oferecida em três dias com o intuito de subsidiar os animadores do Mês da Bíblia na preparação das ações pastorais do mês temático realizado em setembro.

O arcebispo de Santa Maria (RS) e  novo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, saudou os participantes e motivou a formação de “comunidades discipulares capazes de ser missionárias”.

O mês da Bíblia deste ano tem como tema a Carta aos Efésios e lema “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4, 24). Segundo dom Leomar, o texto-base oferecido para orientar a vivência do Mês da Bíblia procura explorar o sentido da unidade do corpo de Cristo, “que significa a vivência como filhos e filhas reconciliados em Deus para assumir no cotidiano a vida experimentada no batismo, seja de forma individual quanto em comunidade”.

O presidente da Comissão destacou a importância de “rezar e refletir sobre essa temática da Carta aos Efésios em tempos de recuperar e valorizar mais a vida comunitária na fé cristã”.

“Precisamos formar comunidades discipulares capazes de ser missionárias e atrair outros para o seguimento de Jesus. Que o tempo deste seminário favoreça a formação de grupos, de comunidades ligadas à Palavra. É tempo de fortalecer o seguimento de Jesus Cristo numa vivência cada vez maior e mais fecunda da Palavra de Deus. Que tudo o que nós estamos realizando possa nos unir em um corpo, em uma família que escute a voz do Senhor que nos fala pela sua Palavra”, motivou.

O Seminário para os Animadores do Mês da Bíblia tem o intuito de oferecer aos animadores do Mês da Bíblica um conhecimento e uma visão geral sobre a Carta aos Efésios para favorecer o planejamento e a articulação das ações que podem ser desenvolvidas ao longo do mês de setembro nas comunidades. Segundo a assessora da Comissão Mariana Venâncio, toda a proposta é “com vistas à formação, à oração e ao anúncio da Palavra de Deus, especialmente a partir do livro proposto para esse ano”.

O primeiro dia do seminário foi dedicado à apresentação do texto-base, material que contém uma visão geral da Carta aos Efésios. A apresentação foi feita pelas religiosas do Instituto Nova Jerusalém, irmã Márcia Elói e irmã Luciene Gonçalves, responsáveis pela redação do texto-base do Mês da Bíblia deste ano.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários