Dom Odilo, na Festa da Misericórdia: ‘O coração de Jesus atrai todos para si’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa em santuário localizado em Içara (SC)

Foto: comunicação do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Em um local onde há pouco mais de dez anos só havia um descampado, um templo físico, e, principalmente, um templo de fiéis que vivem na região e de peregrinos foi inaugurado em 2017 na cidade de Içara (SC), Diocese de Criciúma.

Para celebrar os cinco anos do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus acontece até domingo, 24, a Festa da Misericórdia, com celebrações diárias e diferentes momentos de espiritualidade.

Na noite da quarta-feira, 20, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu uma das missas da festividade, tendo entre os concelebrantes o Padre Antônio Vander,  Reitor do Santuário.

Dom Odilo manifestou, no começo da missa, sua alegria por todas as ações que vêm sendo realizada no Santuário desde que foi inaugurado, e pelo crescente aumento de peregrinos. “Aqui está se tornando, realmente, um lugar de referência para acolher a misericórdia de Deus”, afirmou.

Na homilia, o Arcebispo de São Paulo lembrou que o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi edificado com “muito amor, sonho e esperança de que  fosse um lugar de muita bênção para o povo, não só daqui, mas também para os que vêm como peregrinos”.

Ao recordar que Jesus veio ao mundo para manifestar a misericórdia do Pai, o Cardeal recordou que “o coração de Jesus atrai todos para si”, seja os que vivem próximos ao Santuário, seja os peregrinos e até mesmo aqueles que estejam desorientados ou não tenham a fé no Cristo.

OBRAS DE MISERICÓRDIA

O Cardeal lembrou, ainda, que a postura cristã deve ser sempre de acolhida ao próximo, ainda que não se entenda bem o que se passa – como é demonstrado na passagem bíblica dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que acolheram ao Cristo Ressuscitado mesmo sem saber que era Ele. 

Nesse sentido, Dom Odilo enfatizou que a misericórdia de Deus não é um fato passado, pois Cristo, além de estar na Eucaristia e na Palavra, manifesta-se nas obras de misericórdia praticadas pelos cristãos.

“Jesus se manifesta a nós sempre que praticamos as obras de misericórdia e de caridade. Ai o encontramos”, recordou.  “Que esta festa nos ajude a acolher de coração aberto, todos os dias,  a misericórdia de Deus, que em abundância se manifestou a nós. Que não percamos também nós a ocasião de ser generosos e misericordiosos com os outros que necessitam da nossa misericórdia. Ele disse: ‘sedes misericordiosos e alcançareis misericórdia’. Que o coração de Jesus seja, para todos nós, exemplo, ajuda, inspiração para as práticas de misericórdia a todo instante em nossa vida”, concluiu.

Toda a programação da Festa da Misericórdia pode ser consultada no site do Santuário.

(Com informações do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus)

Deixe um comentário