Edição do mês de agosto da revista “Missão Celam” destaca os legados do Cardeal Cláudio Hummes

Edição do mês de agosto da revista “Missão Celam” destaca os legados do Cardeal Cláudio Hummes, Jornal O São Paulo
CNBB

O Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) dedicou a edição nº 8 do mês de agosto da sua revista Missão Celam à despedida e homenagem ao cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que faleceu dia 4 de julho deste ano, aos 87 anos. O presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos Vidarte, disse na apresentação da publicação que “a partida do cardeal deixa um profundo vazio na Igreja da América Latina e Caribe”. Dom Cabrejos considera que o legado de dom Cláudio, especialmente na Igreja, o alçou como um dos mais ilustres bispos dos últimos tempos.

O editorial da publicação afirma que “sua presença e persistência ajudaram a criar a Conferência Eclesial da Amazônia, sinal de uma Igreja encarnada e comprometida em comunhão com o território amazônico e em comunhão com a Igreja universal. Dom Claudio, define a publicação, foi o principal promotor da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), plataforma que capitalizou o Sínodo da Amazônia de 2019 e, portanto, também a criação da inédita Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), instâncias que liderou com paixão desde o primeiro dia, quando encarnou entre os indígenas tornando-se mais um entre eles.

Um trecho da última mensagem enviada pelo Papa Francisco ao cardeal merece destaque na publicação. “Você é inspiração. Nós o amamos muito e o ouvimos muito. Você sempre será um profeta, não se esqueça”, escreveu o Santo Padre. A publicação, que pode ser acessada de forma gratuita, é composta por artigos, textos e entrevistas que aprofundam o legado de dom Claudio Hummes para a Igreja no Brasil, na América Latina e universal. Os interessados podem fazer download da revista  aqui. 

Fonte: CNBB

Deixe um comentário