Edições CNBB publica versão em português “Por uma Igreja Sinodal em saída para as periferias”

Edições CNBB publica versão em português “Por uma Igreja Sinodal em saída para as periferias”, Jornal O São Paulo
Fotos: CNBB

Um ano depois da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que se realizou na Cidade do México, em 2021, a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) apresentou o documento “Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, cujas reflexões e propostas pastorais foram lançadas na sede do Dicastério para a Comunicação, no Vaticano, em outubro de 2022.

Agora, em janeiro de 2023, a Edições CNBB publicou a versão em português do Documento já o colocando disponível para venda em seu site e lojas físicas.

O texto oferece uma contribuição significativa para a reflexão e o caminho das comunidades em nosso continente, com a certeza de que “somos todos discípulos missionários em saída”.

Edições CNBB publica versão em português “Por uma Igreja Sinodal em saída para as periferias”, Jornal O São Paulo

O Documento compartilha com os diferentes membros do povo de Deus as grandes linhas pastorais discernidas na Assembleia Eclesial para orientar a ação evangelizadora futura. A autoridade do texto é dada por três instâncias interrelacionadas.

Por um lado, a nível eclesial, tem o valor e o poder de toda a Assembleia. No nível institucional, tem a autoridade de ser um texto que reúne as conclusões de uma Assembleia convocada e realizada pelo Celam, cuja presidência decidiu como elaborá-lo. No nível teológico tem o apoio e a fundamentação da Equipe de Reflexão Teológica, que trabalhou durante meio ano estudando e assimilando a documentação e as intervenções, aprofundando e sistematizando seu conteúdo, ordenando e projetando suas propostas evangelizadoras.

Conteúdo

Em termos de conteúdo, a primeira parte, intitulada “Sinais dos tempos na vida de nossos povos”, reflete a escuta de diferentes vozes e um olhar sobre algumas das realidades dos povos e da Igreja regional. A segunda parte é intitulada “Uma Igreja Sinodal e Missionária a serviço da vida Plena” e pretende compartilhar o que foi vivido e celebrado, reflexões que ligam os temas da sinodalidade, missão e fraternidade na comunidade.

A terceira parte, intitulada “Superabundância criativa em nossos caminhos para percorrer”, tem um caráter marcadamente pastoral. Seu objetivo é apresentar novos caminhos evangelizadores, além de formular e elaborar as orientações pastorais que emergiram do discernimento comunitário da Assembleia Eclesial.

Fonte: CNBB

Leia mais
Novo Documento da CNBB traz considerações e critérios para a instituição do Ministério de Catequista

Deixe um comentário