Editora aposta no lúdico a serviço da evangelização

Acreditando no poder das atividades lúdicas para auxiliar na evangelização, a editora Pensamento Lúdico passou em desenvolver, em 2020, uma linha de jogos de tabuleiro voltados especialmente para as crianças na etapa da Catequese de iniciação cristã.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

“A Pensamento Lúdico surgiu a partir de uma experiência que temos com jogos de tabuleiros modernos. Algo que tem crescido muito como hobbie e na educação, sendo utilizados como atividades pedagógicas. Decidimos trazer esse mundo dos jogos pedagógicos para Igreja, principalmente para Catequese, que sempre carece de iniciativas que tornem o processo mais dinâmico. Estamos há dois anos desenvolvendo os jogos e testando com grupos, de forma que eles sejam mais aderentes a caminhada da Catequese”, explicou, ao O SÃO PAULO, Rodrigo da Silva Soares, desenvolvedor de jogos da empresa.

OS JOGOS DISPONÍVEIS

Alguns dos jogos foram lançados em fevereiro deste ano e estão sendo apresentados na 15a ExpoCatólica, que acontece até segunda-feira, 30, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.

“Temos três jogos já prontos aqui na feira. Um deles é o ‘No Caminho de Jesus’, para apresentar a caminhada de Jesus para as crianças. Outro é o ‘Bingo dos Evangelhos’, que trabalha as passagens dos Evangelhos para adolescentes e adultos a partir dos locais bíblicos. E também estamos com o “Caça Respostas – Maria Mãe de Jesus”, que é uma mistura de caça-palavras com perguntas e respostas, um jogo que busca trabalhar dez perguntas sobre a vida, história e a missão de Nossa Senhora”, detalhou Soares.

“Nossos jogos são muito baseados naqueles já conhecidos. Um deles é inspirado no jogo da memória, mas se chama ‘No Caminho de Jesus’. Nele, há cartas com 24 passagens sobre a caminhada de Jesus nos Evangelhos. No ‘Bingo dos Evangelhos’, em vez de bolas com os números, há cartas com passagens dos Evangelhos, e o objetivo é preencher a cartela com os lugares por onde Jesus passou. Assim, são jogos que buscam garantir o pedagógico, para ficar mais interessante e educativo”, detalhou.

“Acreditamos que conhecendo melhor a vida de Jesus, as crianças, adolescentes e jovens poderão entender melhor a mensagem que Ele traz. Desse modo, o jogo é uma ferramenta pedagógica, não um fim em si mesmo, e se torna um braço da Catequese. Cremos que por meio do jogo, se possa aprofundar o estudo dos Evangelhos, o conhecimento bíblico”, prosseguiu Soares.

O desenvolvedor de jogos da Pensamento Lúdico afirma que catequistas de Manaus (AM), de cidades do Nordeste e também dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já têm feito uso dos jogos, relatando bons resultados no processo catequético de crianças e adolescentes.

OS JOGOS DE TABULEIRO E A PANDEMIA

Rodrigo Soares comentou, ainda, que adesão aos jogos de tabuleiro cresceu de modo significativo durante a pandemia de COVID-19, pela capacidade de aproximar as pessoas nas famílias, unindo as diferentes gerações. “Todos podem estar ao redor da mesma mesa, participando de uma atividade lúdica”, comentou, exemplificando que a maior editora de tabuleiro do Brasil cresceu 800% no período da pandemia.

“Pensando no contexto do pós-pandemia, acreditamos muito no poder dos jogos de tabuleiro físicos, no contato olho no olho, pois não se joga sozinho, é preciso do outro para jogar. Em um mundo onde se vê cada vez mais isolamento das pessoas, que ficam apenas atrás das telas, uma ferramenta lúdica que reúna as pessoas em torno de uma mesa, as reaproxima, como é o caso dos jogos do tabuleiro”.

PRESENÇA DA ARQUIDIOCESE

Como nas edições anteriores, a Arquidiocese de São Paulo estará presente com um estande na ExpoCatólica, com destaque para os meios de comunicação (jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, folheto Povo de Deus em São Paulo e mídias digitais), além de organizações e serviços, como o Amparo Maternal.

O estande – localizado em frente à Praça Literária do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte – conta com um estúdio multimídia onde está sendo transmitida uma programação especial para a rádio e mídias digitais, além da redação, que permitirá que os visitantes acompanhem o processo de edição do semanário arquidiocesano.

Para saber mais sobre a ExpoCatólica ou fazer o credenciamento prévio, acesse: https://feira.expocatolica.com.br.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários