Em 28 de maio de 1898, os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) publicaram um pequeno fascículo de formação espiritual. Começava ali a história da Editora Ave-Maria, responsável pela revista de mesmo nome, a primeira publicação mariana do Brasil, e que há 125 anos é publicada de modo ininterrupto, estando hoje também disponível na internet https://revistaavemaria.com.br.
A comemoração do aniversário de 125 anos da Editora Ave-Maria foi celebrado no último dia 19, durante a realização da ExpoCatólica, na zona Norte de São Paulo, com a participação dos responsáveis pela editora, funcionários, missionários claretianos e colaboradores da publicação, entre os quais Angela Abdo, fundadora do Movimento Mães que Oram pelos Filhos; e a cantora católica, Adriana Arydes.
GRATIDÃO
Padre Marcos Loro, CMF, Superior Provincial dos Claretianos no Brasil, manifestou sua gratidão a todo que ajudaram nestes 125 anos de história da editora. “São eles os nossos irmãos missionários e os leigos que com eles acreditaram na força evangelizadora da imprensa. Como missionários, temos na imprensa um grande público, a partir do qual podemos e devemos, com criatividade e verdade, anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo”.
“Que Santo Antônio Maria Claret continue acompanhando e abençoando com sua presença paterna e missionária a Editora Ave-Maria e todos os seus colaboradores. Que nunca nos cansemos de anunciar o Evangelho com audácia missionária; que nunca nos cansemos de sonhar o sonho de Jesus Cristo e de Maria para a humanidade, que nunca nos cansemos de fazer o bem”, manifestou o Superior Provincial.
Também o Padre Luís Erlin, CMF, Diretor-presidente da Editora Ave-Maria, agradeceu ao empenho de todos e recordou que seu pai aprendeu a ler tendo contato com uma bíblia da Ave-Maria.
“Eu percebo, diante de todo o trabalho que fazemos, o quanto bem essa Palavra produz na vida de tantas pessoas pelo Brasil afora e que a gente não se dá conta. Uma publicação, por mais simples que seja, como diz Santo Antônio Maria Claret, grita cada vez que a gente abre e se coloca a ler aquelas palavras. Sou grato em poder participar desta história”, afirmou Padre Luís.
O fundador da congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Santo Antônio Maria Claret é o padroeiro dos livreiros e tinha como proposta difundir a Palavra de Deus, e encontrou na imprensa o instrumento ideal para cumprir sua missão evangelizadora.
Além da revista Ave Maria, uma das publicações mais conhecidas da editora é a Bíblia Sagrada Ave-Maria, a primeira Bíblia católica no Brasil em língua portuguesa (1957). Também possui mais de mil títulos que vão de estudos bíblicos, catequese, espiritualidade, autoajuda, liturgia, teologia, mariologia, infanto-juvenil e educacional.
ABAIXO, ASSISTA À ÍNTEGRA DO EVENTO DE 125 ANOS