Em 17ª romaria nacional, membros do Terço dos Homens reafirmam sua reaproximação de Deus

A12

Provenientes de diferentes dioceses do Brasil, cerca de 90 mil membros do Terço dos Homens participaram da 17ª Romaria do movimento ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 14 e 16.

“Terço dos Homens: somos peregri­nos da esperança” foi o tema deste ano, re­fletido ao longo das celebrações, momen­tos devocionais, na récita do Santo Terço, nos shows e nos encontros formativos.

Na missa de abertura, na sexta-feira, 14, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial nacio­nal para o Terço dos Homens, destacou que a esperança é uma virtude fundamen­tal para a vida cristã, sendo especialmente destacada neste Ano Jubilar, pelo lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

“A esperança não nos deixa parados nem desanimados. Quem espera está sempre em movimento. Quando nos de­paramos com dificuldades, sofrimentos e perseguições, a esperança nos fortalece. A esperança nos lembra de que, mesmo diante da cruz, Maria permaneceu de pé, confiando em Deus”, refletiu Dom Gil.

O Prelado também enfatizou que o Terço dos Homens é um movimento de conversão a Deus e reaproximação Dele: “Quantos homens voltaram para Deus por meio do Terço dos Homens! Quantos re­encontraram a esperança e a fé! A porta da Igreja está sempre aberta para quem dese­ja recomeçar. Maria nos conduz de volta para Cristo, e a esperança nos impulsiona a seguir adiante”.

‘HOMENS AFASTADOS HOJE ENTRAM NA CASA DE DEUS’

No sábado, 15, todos os romeiros se reuniram, no início da manhã, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, para a missa so­lene presidida por Dom Orlando Brandes.

O Arcebispo de Aparecida (SP) des­tacou o compromisso missionário dos homens do Terço, que, a exemplo do sim de Maria, vivem o sim para a caridade, o Evangelho e a alegria de serem católicos.

“Como é bom, homens do Terço, en­trarmos nas casas das famílias. Parabéns aos que já fazem isso; é preciso entrar nas casas. Sei muito bem que vocês cativaram os homens afastados e hoje eles entram na casa de Deus”, disse o Arcebispo.

Ainda no sábado, à tarde, em torno do altar central, houve a récita do Santo Terço e a Consagração a Nossa Senhora, momentos conduzidos pelo Padre Edu­ardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, e pelo Irmão Alan Patrick Zuc­cherato, C.Ss.R., com a presença de Dom Gil Antônio Moreira.

‘SERMOS MISSIONÁRIOS CONFIANTES NELE’

O encerramento da 17ª Romaria Na­cional do Terço dos Homens foi com a missa no altar central do Santuário, na manhã do domingo, 16.

Na homilia, Dom Orlando destacou que a missão dos homens do Terço não termina com a participação na Romaria, mas deve prosseguir nas comunidades e em suas famílias: “Deus nos envia de volta para as nossas casas para sermos missionários confiantes Nele. Maria vai conosco, abençoando-nos com seu amor de Mãe”.

Ao final da celebração, os romeiros receberam a bênção de envio e foram recordados por Dom Gil Moreira sobre sua vocação missionária: “O homem do Terço deve ser missionário para sua paróquia, ajudando naquilo que puder. Muitos homens já atuam como leitores, ministros, catequistas e no serviço aos pobres. Você também é enviado para sua família, pois nela você também é missionário.”

A próxima Romaria Nacional do Terço dos Homens está agenda­da para acontecer de 6 a 8 de fevereiro de 2026. Conheça mais sobre o movi­mento neste material explicativo publi­cado pelo Regional Leste 3 da CNBB: https://cnbbleste3.org.br/terco-dos-homens.

(Com informações do Portal A12)

Deixe um comentário