Em cartaz na Pinacoteca, exposição: ‘A máquina do mundo: arte e indústria no Brasil 1901 – 2021’

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a exposição A máquina do mundo: Arte e indústria no Brasil 1901 – 2021, em cartaz entre os dias 06 de novembro de 2021 e 22 de fevereiro de 2022. A curadoria reúne cerca de 250 obras de mais de 100 artistas nas sete galerias de exposições temporárias do edifício Pina Luz. A mostra examina as várias maneiras pelas quais a indústria impacta a produção de artistas no Brasil desde o início do século passado, numa perspectiva inédita sobre os últimos 120 anos da história da arte brasileira.

A curadoria é de José Augusto Ribeiro e assistência de Daniel Donato Ribeiro. A seleção privilegia as questões internas aos trabalhos e questiona, a partir deles, os impactos da indústria moderna no pensamento da arte e nos contextos sociais em que tais pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, objetos, filmes e poemas foram produzidos. Por um lado, a máquina está associada à noção do próprio trabalho de arte como um aparelho, um constructo. Por outro, a máquina está ligada às fábricas, a esses locais símbolos da modernidade, com trabalhadores concentrados em linhas de montagem, maquinário pesado, produtos processados e de circulação em massa, e que, por tudo isso, definem parte significativa da vida moderna e contemporânea.

O título da exposição se origina na ideia do mundo como uma máquina, composto essencialmente de um engenho universal cujo princípio mecânico regeria o cosmos, os corpos celestes e os elementos da natureza.

A seleção da exposição abrange obras de: Ana Linnemann, Artur Lescher, Raul Mourão , Carlos Adriano Abraham Palatnik, Cildo Meireles, Emiliano Di Cavalcanti, Geraldo de Barros, Guto Lacaz, Hans Gunther Flieg, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, José Resende, Julio Plaza, Leda Catunda, lole de Freitas, Lotus Lobo, Lygia Clark, Lygia Pape, Mabe Bethônico, Marcelo Cipis, Patricia Galvão, Raymundo Colares, Tarsila do Amaral, Waldemar Cordeiro, Waltercio Caldas, Wlademir Dias-Pino, entre muitos outros.

Serviço:
A máquina do mundo
Arte e indústria no Brasil 1901 – 2021
Curadoria: José Augusto Ribeiro e Daniel Donato Ribeiro (assistente de curadoria).Período: de 06.11.2021 a 22.02.2022
De quarta a segunda, das 10h às 18h
Ingressos com horário marcado e vendas pelo site
Aos sábados, a entrada é gratuita mas deve ser reservada com antecedência pelo site. Edifício Pina Luz Praça da Luz 2, São Paulo, SP

(Com informações de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter