Em encontro nacional, Pascom Brasil elege nova coordenação

Pascom Brasil

Entre os dias 22 e 24, aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), com o tema “Comunicação e Sinodalidade – Comunhão, Participação e Missão”. 

Participaram cerca de 500 pessoas, 200 das quais presencialmente e 300 de modo on-line, incluindo agentes da Pastoral da Comunicação das regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo. 

Os participantes foram convidados a pensar sobre sua missão de anunciar o Cristo, nos diferentes meios em que estejam presentes, na perspectiva da Igreja sinodal. 

Dom Joaquim Giovani Mol, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou que o encontro permitiu aos participantes melhor entender o que é, de fato, ser uma Igreja sinodal, experiência na qual todos caminham juntos, tarefa a ser assumida pelos agentes da Pastoral da Comunicação. 

Outro momento do encontro foram as trilhas temáticas, em que os participantes se dividiram em grupos segundo seus interesses nos três pontos dos lemas do encontro. Nas trilhas Comunhão, apresentaram-se os temas “Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?” e “Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais”; nas trilhas Participação, os assuntos foram “Pascom e Pastorais Sociais” e “Interatividade e proximidade no ambiente digital”; e nas trilhas Missão, falou-se a respeito da “Igreja missionária e solidária: comunidade em estado permanente de missão” e “Juventude na Igreja Sinodal”. Já no último dia, houve um painel sobre a situação eleitoral no País. 

Na oportunidade, foi eleita a co- ordenação da Pascom Brasil para o período de 2022 a 2026: o coordenador-geral, reeleito, é Marcus Tullius; a vice-coordenadora será Janaina Gonçalves, da Pascom-Regional Leste 2 (Minas Gerais), e o secretário-geral eleito é Allex Ferrero, da Pascom-Regional Nordeste 1 (Ceará). 

(por CNBB – com informações complementares do Padre Gabriel Oberle, ISch) 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários