Edição deste ano acontecerá de 18 a 21 de maio, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte, próximo à marginal Tietê
A principal feira de produtos e serviços direcionados à Igreja Católica no Brasil, chega a sua 16ª edição com novo local, formato e programação. Realizada pela Promocat – Promotora Católica, com o apoio da Revista Paróquias e Catequistas Brasil, a Expo Católica reunirá, entre os dias 18 e 21, expositores, compradores, profissionais ligados ao setor e o público em geral para promover negócios, formação pastoral, além de apresentações artísticas e culturais, na perspectiva evangelizadora.
Realizada desde 2003, a feira neste ano mudou-se para o Pro Magno – Centro de Eventos, na Casa Verde, zona norte da capital paulista. Segundo a diretora comercial da Promocat, Kiara Castro, o novo local, com mais de 25 mil m2, dividido em dois andares, foi buscado com objetivo de “aumentar os espaços e dar uma visibilidade maior aos setores de turismo religioso, vocacional e dos auditórios”.
Os visitantes terão entrada livre em todos os dias da Feira. O cadastramento poderá ser feito gratuitamente pelo site www.expocatolica.com.br ou no próprio local do evento. Pede-se aos participantes a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Comunidade Aliança de Misericórdia.
ARENAS
No espaço da ExpoCatólica, no térreo, além dos expositores de produtos e serviços, haverá duas arenas de músicas e palestras com temáticas diversificadas. “Nós teremos, por exemplo, um painel sobre a importância da inclusão de Pessoas com Deficiências (PcDs) no ambiente paroquial. O objetivo é conscientizar sobre a dignidade da pessoa com deficiência, a importância da visibilidade, a necessidade de adaptações (arquitetônicas, comunicacional etc) para ações pastorais e vivências litúrgicas”, destacou Kiara Castro.
Sacerdotes e músicos católicos também farão lançamentos de livros, com sessões de autógrafos, e pocket shows.
FORMAÇÃO
No andar superior do Pro Magno, a Revista Paróquias, de Gestão Eclesial promoverá congressos simultâneos: CONAGE (Congressos de Gestão Eclesial), CONASPAR (Congresso Nacional de Secretários Paroquiais), ECONOMATUS (Seminário de Gestão Contábil e Financeira), CONACOMP (Congresso Nacional de Comunicação Paroquial), CPP – Seminário de Lideranças Pastorais, Seminário de Coordenadores de Catequese e o CONADIZ (Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha). Nos dias 18 e 19, pela primeira vez na ExpoCatólica também será realizado o seminário para Organizadores de Festas Religiosas (FESTEIROS). As inscrições para os congressos e seminários podem ser feitas até o dia 17.
TURISMO RELIGIOSO
O ano de 2023 apresenta perspectivas positivas para o setor do Turismo no Brasil que começa a reagir no pós-pandemia. O Turismo Religioso tem espaço de destaque na Feira. Neste ano, as secretarias de cultura dos estados do Pará, Bahia e Espírito Santo e Goiás apresentarão roteiros que convidam os visitantes a uma experiência de fé e cultura. “Após a pandemia, sentimos que o turismo religioso dentro da feira está tendo uma força muito grande. Em nível nacional, muitas peregrinações estão acontecendo”, comemora Kiara.
PRESENÇA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
A Arquidiocese de São Paulo apoia e participa da ExpoCatólica desde 2003. Nesta edição, o estande coordenado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (VICOM) apresentará seus meios – portal da Arquidiocese, jornal O SÃO PAULO e rádio 9 de Julho – bem como os trabalhos da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Amparo Maternal e do Serviço de Animação Vocacional (SAV), com a presença de promotores vocacionais, sob a orientação do Padre José Carlos dos Anjos.
A equipe do jornal O SÃO PAULO estará com a redação instalada no estande para a cobertura dos principais momentos da Feira, com atualizações no site – www.osaopaulo.org.br – e nas redes sociais (@jornalosaopaulo; @arquiSP).
A rádio 9 de Julho transmitirá toda a programação do estúdio multimídia montado para o evento, com a presença dos comunicadores da emissora. Haverá uma programação especialmente pensada para o público visitante, com ênfase para o Dia Mundial da Comunicações Sociais, celebrado no domingo, 21 de maio, na Solenidade da Ascensão do Senhor, em que as paróquias da Arquidiocese de São Paulo oferecerão as coletas das missas para a manutenção da rádio da Arquidiocese.
AMPARO MATERNAL
Com o intuito de dar visibilidade as suas ações em prol a promoção da dignidade humana, a Associação Amparo Maternal, mais uma vez integra o estande da Arquidiocese de São Paulo. Os visitantes receberão gratuitamente material explicativo, com as informações necessárias de acesso ao projeto, relevância do serviço para a sociedade e como fazer parte, seja uma pessoa física ou jurídica, sendo um doador ou voluntário.
Para Lorenna Pirollo, diretora presidente da Associação Amparo Maternal, participar da ExpoCatólica é uma oportunidade para “construir e conservar vínculos, entre as nossas ações e o público visitante, lugar para partilha de valores e significados, num censo de corresponsabilidade afim de tornar durável as nossas ações caritativas, com olhar atento e misericordioso quanto à existência e ao cuidado com a vida, com as famílias mais vulneráveis e em extrema pobreza e vulnerabilidade social da cidade. É uma grande oportunidade de se estabelecer novas parcerias em prol do bem comum, pois acreditamos que ´Juntos fica possível!’”.
PASCOM
A 2ª Edição do PASCOM Experience – experiência de imersão dos agentes no dia a dia dos meios de comunicação da Arquidiocese de São Paulo – reunirá mais de 40 voluntários, distribuídos em três equipes de trabalho: acolhida, produção e redes sociais. Os voluntários se inscreveram nas áreas de interesse da comunicação da Arquidiocese de São Paulo, para desenvolverem trabalhos em conjunto com a equipe no estande.
De acordo, com o Coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Padre Antônio Francisco Ribeiro, os agentes “estão entusiasmados e trabalhando para que a participação da Arquidiocese seja bem organizada e possa contribuir para que o trabalho do Vicariato da Comunicação seja uma referência para que outras dioceses e organizações católicas também desenvolvam trabalhos de evangelização e possam contar com o apoio, orientação e motivação da Pastoral da Comunicação” .