
Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dentre eles o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, participaram de uma reunião preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, em Belém (PA). A iniciativa reuniu representantes das Conferências Episcopais da África, Ásia, Oceania e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).
O encontro teve como objetivo fortalecer os encaminhamentos, definir estratégias de incidência e organizar a logística relacionada à participação da Igreja Católica na COP30, que acontecerá em Belém (PA). A proposta é unir os trabalhos realizados pelas diferentes Conferências Episcopais em torno de uma ação conjunta em favor da ecologia integral e da justiça climática.
Participação nas Pré-COPS
Além de partilhar experiências e ações já desenvolvidas por cada região, os participantes discutiram a importância de se fazer presente não apenas na COP30, mas também nas Pré-COPs, momentos preparatórios essenciais para dar visibilidade às pautas e fortalecer o protagonismo das comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas.
Segundo o Padre Leandro Megeto, subsecretário adjunto geral da CNBB, essa é a primeira vez que uma Conferência Episcopal Nacional se envolve de maneira direta e estruturada na preparação de uma COP:
“Isso gera uma expectativa e uma esperança muito grande. A Igreja tem estado a frente principalmente no que diz respeito à consciência. Nosso papel nas pré-COPs é justamente esse: iluminar as consciências”, afirmou o padre Leandro.
Ainda de acordo com ele, a iniciativa marca também um esforço da Igreja em sair do campo teórico para a ação concreta, sobretudo ao sediar o evento global na Amazônia. “A COP30 em Belém é uma graça porque nos permite viver na prática o impacto e a realidade da Amazônia colocando em evidência a urgência das mudanças e a necessidade de iniciativas conjuntas”, destacou o Padre Leandro, citando também o cientista Carlos Nobre, ao lembrar dos chamados “pontos sem retorno” que ameaçam o equilíbrio climático do planeta.
Campanha da Fraternidade e COP30

Outro ponto importante destacado pelo padre Leandro, ao portal da Conferência, foi a conexão entre a COP30 e a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema central: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”. A Campanha, considerada a principal pastoral de conjunto da Igreja no Brasil, segundo o Padre Leandro Megeto, fortalece o processo de conscientização e mobilização das comunidades católicas em torno da questão ambiental.
A Coleta Nacional da Solidariedade, que será realizada no Domingo de Ramos, 13 de abril, é um dos frutos concretos da Campanha da Fraternidade e destina recursos para projetos sociais que promovem a justiça socioambiental em todo o país. “Tomar consciência do nosso papel é também apoiar esses projetos que nascem da base e são impulsionados pelas dioceses”, afirmou o o Padre Leandro.
Fonte: CNBB