Encontro do Grupo de Assessores da CNBB fortalece Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Luiz Lopes Jr/Ascom CNBB

A programação do encontro do Grupo de Assessores, o GA, teve início na manhã dessa segunda-feira, 14 de agosto, com uma celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade. O encontro, que reúne todos os novos assessores das Comissões Episcopais, segue até o próximo dia 20 de agosto.

Essa é a primeira vez em que todos os assessores estão juntos para participar de um momento integrativo na sede, com formações, visitas técnicas e momentos de espiritualidade.

Nessa segunda-feira, dentro da programação, dom Ricardo Hoepers apresentou ao grupo a organização pastoral da Igreja no Brasil. Já o padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB, falou sobre a missão dos assessores na CNBB.

Na oportunidade, contextualizando os assessores com relação ao trabalho desenvolvido na Conferência, dom Ricardo disse que era preciso que eles conhecessem a estrutura, o funcionamento da sede.

“Esse é um momento de planejamento, de convivência e acima de tudo de fortalecimento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, onde as Comissões Episcopais irão colocar em prática no dia a dia, com planejamento, com ação, em todo Brasil aquilo que a nossa Conferência decidiu em sua Assembleia Geral”, salientou o bispo.

O secretário-geral da CNBB também apontou que o encontro era um momento de escuta e de sinodalidade por reunir aqueles que são referência de toda a ação da evangelização no Brasil.

“Esses assessores representam a dinâmica desta ação. Eles que vão ser a ponte para as comunidades, para os regionais, para as paróquias, para as dioceses. E esse mapeamento, essa beleza, essa diversidade em que todo o Brasil está representado mostra a riqueza da nossa Igreja”, disse.

Padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB, enfatizou que o momento era de entrega, comunhão e para que os assessores pudessem conhecer a organização da Conferência Episcopal para este próximo quadriênio (2023-2027). “O assessor ajuda a pensar, ajuda a refletir sobre a ação pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil”, reforçou.

Experiências e expectativas

Para a irmã Eliane Costa Santana, assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, participar dessa primeira reunião do Grupo de Assessores, referente ao quadriênio (2023-2027), está sendo uma experiência incrível, pois de acordo com ela, é possível ver a dimensão e a diversidade do grupo.

“Ver como as Comissões se intercalam, como os projetos falam entre si e que como Igreja nós podemos crescer em conjunto. Não existe uma Comissão que cresça se a outra não crescer também. Está sendo uma experiência muito interessante. Essa primeira manhã foi ótima, foi mesmo de conhecimento, de aprendizagem e acho que nós vamos crescer muito com isso”, disse.

Osnilda Lima, assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, salientou que a experiência mais forte nesse primeiro momento era o de tecer a rede e conectar os fios.

“O encontro proporciona a interação entre os assessores e isso traz a possibilidade de se realizar um trabalho conjunto a serviço da Igreja do Brasil”, destacou.

Para o frei Luís Felipe Marques, assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, a experiência é muito positiva e diversa, uma vez que o grupo é formado por leigos, padres, ministros ordenados, bispos, religiosos e religiosas.

“Isso expressa a grande riqueza da igreja no Brasil e o seu trabalho, o seu serviço para o bem do povo de Deus, para o crescimento da Igreja e a identificação da fé”, salientou.

Programação

Na próxima terça-feira, 15 de agosto, os assessores terão um momento fora da sede da CNBB para uma “jornada de espiritualidade”, no Mosteiro de São Bento de Brasília. A hora média e a primeira meditação do encontro será feita pelo bispo auxiliar de Brasília, dom Antonio Aparecido de Marcos Filho. O dia encerra-se com as vésperas com os monges.

Nos dias 16 e 17, quarta e quinta-feira, haverá a reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, da CNBB, da qual participam os bispos presidentes das Comissões Episcopais da entidade e a presidência da CNBB. São também convidados os assessores das Comissões e representantes dos organismos e pastorais.

Na sexta-feira, 18 de agosto, o encontro do Grupo de Assessores segue com a celebração eucarística presidida pelo padre Rodolfo Chagas Pinho, assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB. Na sequência, haverá momentos de formação sobre questões administrativas da CNBB. E a parte da tarde será dedicada a visitas aos prédios do Centro Cultural Missionário (CCM), da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e a Casa Dom Luciano.

No sábado, 19 de agosto, a celebração eucarística será presidida pelo frei Olavio Dotto, assessor da Comissão para a Ação SocioTransformadora da CNBB. Já as formações serão sobre a sinodalidade na Igreja e o 24ª Plano Pastoral. E a parte da tarde será dedicada a formações sobre o Jubileu da Esperança e as Campanhas da CNBB.

Por último, no domingo, 20 de agosto, haverá um momento de confraternização, ocasião em que se encerra o encontro.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários