Estados Unidos doam 3 milhões de doses da Janssen para o Brasil

Previsão é que lote chegue ao país na sexta-feira

Agência Brasil

Os Estados Unidos doaram para o Brasil um lote de 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19. O carregamento será recebido na sexta-feira, 25, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo informou o Ministério da Saúde no início da noite da quarta-feira, 24, o Brasil aplicou 90 milhões de doses de vacina contra a covid-19, com 65 milhões de adultos imunizados com a primeira dose. Segundo a pasta, o número representa 40% do público-alvo, composto por diversas faixas etárias acima de 18 anos.

Ritmo de vacinação

De acordo com levantamentos de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde, até às 20h da quarta-feira, 23, um total de 67.205.588 pessoas já receberam a 1a dose da vacina contra a COVID-19, o que representa 31,74% da população brasileira

Já a 2a dose foi aplicada em 24.642.156 pessoas (11,64% da população), num total de mais de 91.847.744 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal.

A imunização em São Paulo

Até às 20h da quarta-feira, 23, um total de 16.798.755 pessoas já tinham recebido a 1a dose da vacina contra a COVID-19 no estado de São Paulo. Já a 2a dose foi aplicada em 6.044.365 milhões de pessoas no território paulista.

Dando sequência à faixa etária dos 40 anos, na quinta-feira, 24, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa a vacinar contra a Covid-19 um público de mais de 170 mil moradores da cidade de São Paulo, com 48 anos de idade.

Toda a rede de postos de vacinação se encontra em operação. Para facilitar a ida aos locais, o portal De Olho na Fila traz a informação sobre a movimentação nos postos. O serviço facilita o deslocamento.

Na ferramenta Busca Saúde, o cidadão encontra os endereços de todos os equipamentos do município que integram a campanha: as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as AMA/UBS Integrada ou ainda os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada).

Os megapostos com acesso a pedestres, os pontos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras também estão em funcionamento das 8h às 17h.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já diminui em até 90% o tempo de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

No ato da vacinação, além dos documentos pessoais – preferencialmente CPF e cartão SUS – é obrigatória a apresentação de um comprovante de residência na capital.

A vacinação também será retomada para os grupos com as seguintes comorbidades:

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmon
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Diabete mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida’

(Com informações de Agência Brasil e Prefeitura de SP) 
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários