Exposição Franciscana de Presépios passa a ser permanente

Antigamente encerrada próxima à Festa da Epifania, a partir deste ano ficará disponível para visitação o ano todo no Convento e Igreja de São Francisco

 Pascom /Santuário São Francisco

Iniciada há mais de três décadas, a Exposição Franciscana de Presépios do Santuário São Francisco de Assis, na região central de São Paulo, já faz parte do calendário das festividades natalinas da capital paulista.

A mostra foi aberta ao público no dia 8, Solenidade da Imaculada Conceição, data em que o Convento e Igreja de São Francisco, iniciou também o Ano Jubilar, comemorando 375 anos de fundação.

A exposição, que antigamente encerrava-se próximo à Festa da Epifania, a partir deste ano ficará disponível para visitação de forma permanente, sendo renovada a cada final de ano. Sempre repleta de novidades, a 32ª edição tem como tema “O povo que andava nas trevas viu uma luz”, inspirado na primeira leitura da Solenidade de Natal, do Profeta Isaías.

Pascom /Santuário São Francisco

PRESÉPIOS DO MUNDO INTEIRO

A famosa cena do Menino Jesus na manjedoura, ao lado de Maria e José, é retratada de diferentes maneiras e materiais nas mãos de artesãos do mundo inteiro que poderão ser apreciados no novo espaço cultural no claustro do Convento, recentemente restaurado e de onde é possível ter uma vista única da igreja e do altar-mor de São Francisco.

A exposição ganha um destaque especial por acontecer justamente numa igreja franciscana. Isso porque foi São Francisco de Assis o primeiro a montar um presépio tal qual se conhece hoje. A ideia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o Nascimento de Cristo.

No ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, Francisco de Assis celebrou o Natal e encenou a vinda de Jesus ao mundo. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta, inclusive com um boi e um jumento. A criativa encenação agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A partir daí, a divulgação e propagação do presépio, símbolo do Natal, se deve, em grande parte, aos franciscanos.

Pascom /Santuário São Francisco

EXPOSIÇÃO FRANCISCANA

Realizada pela primeira vez em 1989, a Exposição Franciscana de Presépios do Santuário e Convento São Francisco de Assis traz, a cada edição, presépios que revelam o mistério do nascimento de Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação artística. Ao todo, mais de 900 presépios provindos de várias partes do Brasil e também de outros países já fizeram parte da mostra.

Pascom /Santuário São Francisco

INFORMAÇÕES

Horário de visitação:

– de terça a sábado: das 10h às 16h

– aos domingos: das 9h às 13h

Ingresso: R$2,00

Local: Santuário São Francisco de Assis (próximo à estação Sé do Metrô)

Endereço: Largo São Francisco, 133 – Centro – São Paulo/SP

Contato: (11) 3291-2400 ou (11) 99546 2500 (whatsapp)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários