Exposição sobre o Venerável Guido Schäffer atrai jovens em Lisboa

Foto: Arquivo pessoal

Peregrinos que estão em Lisboa para participar da Jornada Mundial da Juventude, até domingo, 6, também têm tido a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre pessoas que testemunharam o seguimento a Cristo em suas vidas.

No Auditório da Fundação Champalimaud, por exemplo, acontece a exposição Duc in Altum com o Venerável Guido!”, que recorda a vida e testemunho de fé do Venerável Guido Schäffer (1974-2009), o jovem médico, surfista e seminarista brasileiro, cujo processo de beatificação está em andamento na Santa Sé.

Monalisa Moreira Queiroga, que está na JMJ com o grupo de jovens Divino Coração, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, da Região Sé, esteve na exposição onde há fotos e frases do jovem e compartilhou a emoção em receber uma relíquia do Venerável: “Para mim foi uma honra ter sido contemplada com a relíquia! Saí da exposição emocionada e com a certeza de que fui muito abençoada por Deus”.

Jovem Monalisa na exposição

MAIS SOBRE GUIDO SCHAFFER

Nascido no Rio de Janeiro, em maio de 1974, o Venerável Guido Schäffer amava o mar. E foi Maria, a Estrela do Mar, quem o conduziu à Cristo. Estudou no Colégio Sagrado Coração de Maria. Em 1983, recebeu a primeira Comunhão e em 1990, o sacramento da Crisma.

Por meio de um cenáculo feito em sua casa, o jovem e amigos começaram a participar da Comunidade Bom Pastor, que nasceu de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

Aos 17 anos, Guido conheceu o Padre Luiz Neves Pereira da Silva (Padre Jorjão). Desde então, a Confissão tornou-se para o jovem um encontro com Deus. Frequentava os retiros da Comunidade Canção Nova, e já formado médico, continuou a coordenar o grupo de oração Fogo do Espírito Santo.

Em um dos retiros, escutou uma pregação que mudou sua vida “Não desvie teu olhar do pobre, e Deus tampouco se desviará de ti” (Tobias 4, 7). Guido doava sua formação aos pobres, som as Irmãs da Caridade de Madre Teresa de Calcutá, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Quando Guido sentiu o chamado ao sacerdócio, Dom Karl Josef Romer, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, discerniu que o trabalho do jovem médico devia continuar.

Até os seus últimos dias, Guido fez muitas pessoas se encontrarem com Cristo. Seu forte testemunho de fé foi transformador para muitos. O jovem faleceu após um acidente de surfe em maio de 2009.

O processo de beatificação e canonização de Guido Schäffer foi iniciado em janeiro de 2015. Em novembro de 2017, houve a abertura do processo de beatificação pelo Dicastério das Causas dos Santos no Vaticano. Em 20 de maio de 2023, o então Servo de Deus tornou-se Venerável, após a Santa Sé reconhecer a prática de virtudes heroicas.

(Edição de texto: Karen Eufrosino)

Deixe um comentário