Uma mensagem compartilhada em grupos de mensagem, afirma que o médico chinês Li Wenllang, acometido pela COVID-19, preparava um relatório de pesquisa sobre o novo coronavírus e, que entre o conteúdo, havia a informação que ingerir café pode prevenir a doença, devido seus componentes clínicos.
POR QUE?
Em seu site, o Ministério da Saúde esclareceu que ainda não foram encontrados medicamentos capazes de combater a COVID-19, mas reiterou que pesquisas vêm sendo realizadas. Enquanto não se tem a cura cientifica para a doença, a Pasta reforça a necessidade de seguir com as recomendações de isolamento social e higiene.
COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.
(Com informações de Governo de São Paulo)