Familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer promovem o ‘III Mutirão Cuida de Mim’

Palestras, roda de conversa sobre saúde mental e um círculo de construção de paz serão parte da atividade a ser realizada na Escola Paulista de Medicina


Na sexta-feira, 26 de maio, a Rede Cuida de Mim e o Sistemas Cognitivos Artificiais da Unifesp promovem o III Mutirão #cuidademim, com o tema “Alzheimer: Prevenção, Cuidado e Apoio ao Cuidador Familiar”. 

O III Mutirão ocorrerá no Anfiteatro Leitão da Cunha da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), com o objetivo responder à pergunta: “Quais os caminhos possíveis aos desafios da prevenção, cuidado e solidariedade dentro de casa, na convivência social e na vida em sociedade dos(as) cuidadores(as) familiares e pessoas com Doença de Alzheimer?”

Entre os palestrantes está Míriam Morata, arquiteta e idealizadora da Rede Cuida de Mim – Alguém que eu Amo tem Alzheimer.

Tanto o pai quanto a mãe de Míriam faleceram em decorrência da doença de Alzheimer e em contato com outras pessoas que viviam a situação de ter um familiar nessa condição, ela desenvolveu o projeto “Cuida de mim – Alguém que eu amo tem Alzheimer”, destinado a apoiar os cuidadores familiares.

Um dos ramos do projeto são os mutirões para orientações e esclarecimento de dúvidas dos cuidadores familiares, com a participação de profissionais como médicos, psicólogos, advogados e fisioterapeutas. Antes da pandemia de COVID-19, aconteceram duas edições dos mutirões em diferentes cidades. 

LEIA TAMBÉM
Quando ‘bate à porta’, o Alzheimer não afeta apenas o doente

Também participarão a Professora e Doutora Emanuela Bezerra Torres Mattos, professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora pelo Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Ela é integrante do Núcleo Interprofissional de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE) e de Justiça Restaurativa. 

Além das palestras o evento conta com uma roda de conversa sobre Saúde Mental e um círculo de construção de paz.

As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 25 de maio, clicando aqui

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Miriam Morata
Miriam Morata
11 meses atrás

Muito obrigada de coração, por nos ajudar a cuidar desse grupo imenso de cuidadores que estão sozinhos e esgotados.
Espero vocês no Mutirão.