Festa de Cristo Rei: muitas razões para render graças a Deus

Reprodução

A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, no domingo, 26, é ocasião para que os católicos tenham muitas razões para render graças a Deus e partici­par das missas em suas paróquias e comunidades.

Nessa celebração que marca o en­cerramento do ano litúrgico, é enfati­zado que Jesus Cristo é Rei, soberano por excelência, pelo qual todas as coisas foram feitas.

Neste mesmo domingo também será celebrada a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude em nível dioce­sano, este ano com o tema “Alegres na esperança” (Rm 12,12).

Em mensagens aos jovens, o Papa Francisco exorta-os a não terem medo de testemunhar Cristo alegremente, alimentando a esperança com oração e atitudes cotidianas, seja presencialmen­te, seja nas redes sociais. “Exorto-vos a escolher um estilo de vida baseado na esperança. Dou um exemplo: nas redes sociais, parece mais fácil compartilhar notícias más do que notícias de espe­rança. Assim, deixo-vos uma proposta concreta: tentai compartilhar cada dia uma palavra de esperança. Tornai-vos semeadores de esperança na vida dos vossos amigos e de quantos vos ro­deiam”, escreve o Pontífice.

No Brasil, a celebração do Domingo de Cristo Rei terá ainda duas motiva­ções especiais: o Dia Nacional dos Cris­tãos Leigos e Leigas e o encerramento do 3o Ano Vocacional do Brasil.

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) elaborou um subsídio para melhor vivenciar esta data, des­tacando quatro premissas: a vocação laical assumida como graça e missão; a Igreja como casa dos cristãos leigos e leigas; a necessidade de superar o cle­ricalismo para que a Igreja seja mais evangelizadora e profética; e o cuidado para com os pobres como testemunho vivo dos seguidores de Cristo.

“Já é uma tradição celebrarmos, no último domingo do Tempo Comum, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Neste ano, a celebração marca também o encerramento do 3o Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Des­de 2022, estamos refletindo sobre a importância das diversas vocações e ministérios para a vida da Igreja. É na complementaridade das vo­cações que podemos tornar mais vivo e transformador nosso disci­pulado missionário”, escreve, na apresentação do subsídio, Sônia Gomes de Oliveira, presidente do CNLB.

O 3º Ano Vocacional do Brasil, iniciado em 20 de novembro de 2022, tem como tema “Vocação: Graça e Missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Seus propósitos centrais estão em fazer com que cada bati­zado se redescubra como um agra­ciado por Deus, para, assim, poder bem discernir e vivenciar a vocação que recebeu. A meta central é a de promover “a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambien­tes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a servi­ço do Reino de Deus”.

Fontes: CNBB, CNLB e Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários