Hospital de Porto Alegre recebe respiradores e UTI é nomeada “Papa Francisco”

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que acolhe os pacientes com Covid-19 do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu o nome do Papa Francisco. A homenagem é um agradecimento pela doação de quatro respiradores e um aparelho de ultrassom feito pelo Vaticano e que chegaram à capital gaúcha nesta quinta-feira, 27 de agosto, e que irão reforçar o combate à Covid-19. O arcebispo metropolitano e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, abençoou os equipamentos.

A entrega foi feita pelo emissário Antonio Guizzetti, representante da Hope Onlus, associação italiana independente e sem fins-lucrativos. Guizzetti foi recebido em Porto Alegre por dom Jaime Spengler, pelo reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira, e pelo diretor-geral do Hospital, Leandro Firme. Durante a visita, o grupo circulou pelas dependências do HSL, passando pelo Centro Clínico, Centro de Diagnóstico de Imagem e também pelos ambulatórios onde atualmente é conduzido o estudo da testagem da vacina contra o coronavírus.

Para ajudar no enfrentamento à doença na Região Metropolitana de Porto Aleger, o hospital vem ampliando gradativamente a sua oferta de leitos para pacientes contaminados com o novo coronavírus. Atualmente, segundo o HSL, 46 leitos estão disponíveis na UTI Covid-19 e outras 104 unidades para a enfermaria.

Solidariedade

Para dom Jaime Spengler, que concedeu a benção aos equipamentos, “este gesto é a expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”. Ele endossa o sentimento de Guizzetti, que expressa a motivação do pontífice com o programa de auxílio que busca “encontrar os meios necessários para salvar e curar muitas vidas humanas”, sobretudo em países como o Brasil, que majoritariamente sofre por causa da emergência epidemiológica da Covid-19.

Segundo o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, “Este ato de solidariedade da Igreja, bem como todo apoio recebido de nosso arcebispo e chanceler de nossa Universidade, dom Jaime Spengler, é fundamental para que sigamos fortalecidos e atuantes na nossa missão de cuidado e promoção à vida”. Para o diretor-geral do hospital, Leandro Firme, a doação é uma importante soma aos esforços da instituição. “A contribuição é reflexo dos movimentos que temos feito no combate à pandemia. É uma honra para nós estar entre os hospitais escolhidos pelo Vaticano”, celebra.

Generosidade que atende a um apelo

Atendendo ao apelo do Papa Francisco pela solidariedade de todos neste tempo de pandemia, a Esmolaria Apostólica do Vaticano e a associação Hope Onlus estão sendo o elo entre diversos doadores e estruturas sanitárias em situação de emergência e pobreza, fazendo chegar tecnologia médica a quem mais precisa. Ao todo, são 18 ventiladores de terapia intensiva Draeger e 6 aparelhos de ultrassom portáteis Fuji doados para hospitais brasileiros. Além de Porto Alegre, são as cidades contempladas pelas doações do Papa Francisco: Goiânia (GO), Tocantinópolis (TO), Crato (CE), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários