Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Igreja centenária na serra gaúcha é destruída por incêndio

O fogo pode ter começado pelo teto, ninguém ficou ferido.

Igreja centenária na serra gaúcha é destruída por incêndio - Jornal O São Paulo
Buna Picinini (Reprodução Vatican News)

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha, RS, no início da tarde desta segunda-feira, 25. Não houve feridos, mas as chamas consumiram a estrutura da igreja que é de 1914. Da estrutura permaneceram as paredes, além disso, ficaram preservados o altar principal e uma imagem de Cristo.

O fogo começou pouco depois do meio-dia no telhado, que passava por obras de reforma. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) informou que mobilizou quatro viaturas especializadas para atender a ocorrência e 12 bombeiros militares atuaram no combate às chamas, com apoio de cerca de 11 brigadistas civis. As equipes concentraram os esforços no confinamento do fogo para evitar que as chamas atingissem estruturas próximas, como o histórico campanário de pedra de basalto. Depois que controlaram o incêndio, os bombeiros iniciaram o trabalho de rescaldo, fazendo a remoção da estruturam metálica do telhado e na eliminação de focos remanescentes de calor.

O pároco, Frei Jadir Segala, afirmou para Vatican News que “em poucos minutos perdemos tudo que era mais sagrado nosso, perdemos uma história de mais de cem anos de igreja dos freis capuchinhos que se doaram e trabalharam para construção desse igreja quando aqui chegaram. Perdemos nossos bancos da igreja, altar, objetos litúrgicos, mas uma certeza que não perdemos a garra do nosso povo.”

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes permanece interditada para realização da perícia técnica, prevista para começar nesta terça-feira, 26. As causas do incêndio serão apuradas. A Igreja postou um comunicado nas redes sociais afirmando que todas as missas e atividades estão temporariamente canceladas. Apesar dos danos severos, ninguém ficou ferido.

A igreja é um dos principais símbolos religiosos e históricos de Flores da Cunha, na serra gaúcha. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes começou a ser construídas em 1904 e concluída em 1914, sendo uma das Igrejas mais antigas do Rio Grande do Sul no estilo gótico.  O altar-mor é da Itália e composto por três nichos. No centro da igreja está a imagem de Senhora de Lourdes. Nos espaços laterais, estão imagens de São Pedro e São José, que deram origem às duas primeiras comunidades estabelecidas na atual cidade.

O jornalista Filipe Brogliatto, que é paroquiano da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, disse que “é um momento muito triste, mas ao mesmo com a certeza que assim como os antepassados italianos que tiveram coragem de começar a obra no início do século passado, com poucos recursos materiais e tecnológicos, que hoje em 2026 a comunidade vai se unir e reconstruir a Igreja.”

Ao lado da Igreja Matriz, há um campanário: uma torre de pedra com 55 metros de altura. O campanário foi construído em basalto, com 11.122 pedras. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é administrada pelos franciscanos capuchinhos.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário