Jovens de diferentes continentes estão em SP para encontro mundial

Organizado pela fundação pontifícia Scholas Ocurrentes e pela World ORT, juventude reflete sobre a educação como ferramenta para a construção de um mundo mais justo e pacífico

Delegação em visita à cidade de Jaguariúna (SP). A maior parte das atividades do evento ocorre na capital paulista

Cerca de 100 jovens, de países como Espanha, Bulgária, Estados Unidos, México, Itália, Portugal, El Salvador, Haiti, Israel, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Argentina, Moçambique, Paraguai, África do Sul e Brasil estão reunidos desde a segunda-feira, 23, no clube A Hebraica, em São Paulo, para compartilhar atividades e experiências que promovem a reflexão e a geração de ideias e consensos.

Assim tem sido o VI Encontro Mundial da Juventude, que termina na quinta-feira, 26, organizado pela fundação pontifícia Scholas Occurrentes e pela World Ort, com a proposta de ser “uma verdadeira experiência transformadora a ser estendida além dos dias compartilhados: os e as jovens retornarão a seus países como líderes a fim de contribuir para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico”, asseguram os organizadores.

Simultaneamente a este encontro tem ocorrido o 5° Congresso Escola Plus, com o tema “Conectando Saberes: alfabetização digital no século XXI”, o principal programa educacional da Vrio Corp., casa matriz da SKY Brasil e da DIRECTV Latin America. A abertura do congresso contou com a presença de autoridades governamentais e professores do Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Uruguai e Chile.

O Encontro Mundial da Juventude ocorreu pela primeira vez em 2016, no Vaticano. As edições seguintes foram em Jerusalém (2017), Buenos Aires (2018), Cidade de México (2019) e Cidade do Panamá (2022).

JUVENTUDE, CULTURA E A QUESTÃO CLIMÁTICA

No primeiro dia de atividades, os jovens prestigiaram uma apresentação do Ballet de Paraisópolis. Também conheceram um pouco mais sobre o projeto sociocultural, que em 2012 comemorou 10 anos de existência na segunda maior comunidade da cidade de São Paulo.

“Hoje somos 200 alunos e temos mais de 2 mil crianças na fila se espera”, explicou Mônica Tagarró, diretora fundadora do Ballet.

Na sequência, foi a vez do ativista e pesquisador climático Marcelo Rocha trazer exemplos atuais a respeito da questão ambiental, ressaltando que o ser humano é parte da natureza. Ele destacou que a juventude brasileira precisa agir conjuntamente para conseguir mudanças: “Entendo que temos, como jovens, esse papel ativo, mas não conseguiremos fazer mudanças sozinhos. Temos de aprender a fazer alianças para conquistarmos o que queremos juntos. Nossa caminhada é longa e coletiva”.

Waleska Queiroz, ativista socioambiental e articuladora da Rede Jandyras, no Pará, lembrou que o envolvimento da juventude nas diferentes pautas relativas à dignidade humana e ao meio ambiente permite que mais pessoas tenham ciência dos problemas em suas próprias comunidades. 

Gabriel Waldman, 85 anos, sobrevivente do Holocausto e promotor da paz, falou sobre a importância da memória como exercício contra todas as formas de ódio e racismo. “Eu experimentei na carne o que é discriminação, ódio, o não respeito ao direito do outro e não quero que isso se repita nunca mais”.

ENCONTRO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Na terça-feira, 24, os jovens foram recebidos na sede da Prefeitura de São Paulo por Ramirez Lopes, Coordenador de Políticas para Juventude; Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Marta Suplicy, Secretária Municipal de Relações Internacionais; e Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura.

Na ocasião, Soninha Francine, falou sobre o papel da inclusão e da iniciativa individual na busca pela diversidade e da mútua compreensão.

Marta Suplicy, por sua vez, ressaltou o aspecto multicultural da região metropolitana de São Paulo: “Só na cidade de São Paulo, temos 12 milhões de pessoas. Somos verdadeiramente uma cidade global; abrigamos cerca de uma centena de nacionalidades diferentes entre os moradores, com 86 representações consulares e centenas de milhares de estrangeiros convivendo em paz, um bem tão precioso e raro em nosso planeta nos dias de hoje. Vê-los aqui, hoje, vindos de origens, costumes e línguas distintas, unidos por uma cultura de paz, nos enche de esperança”, afirmou.

O grupo também teve a oportunidade de visitar o Jardim, localizado no topo do Edifício Matarazzo, onde está situada a sede da prefeitura. Lá, os jovens compartilharam experiências e dialogaram sobre diferentes temas.

José María Del Corral, diretor mundial do Scholas Occurrentes, esteve na comitiva que foi à Prefeitura. “Hoje, mais do que nunca, o caminho para o diálogo e a Paz é a Educação de nossos jovens por meio da vivência de uma experiência que harmoniza o que pensamos com o que sentimos e o que fazemos. Este encontro é uma luz de esperança”, afirmou.

Dario Werthein, presidente da Fundação Leo Werthein e da Vrio Corp., holding que controla as operações da SKY Brasil e da DirecTV América Latina, referiu-se aos jovens como a chave para essa mudança que “por meio da educação e o intercâmbio de experiências multiculturais e religiosas, permitirá trabalhar pelo respeito e pela inclusão, em um mundo onde é imperativo que a paz e a aceitação da diversidade prevaleçam”.

“É fundamental que os setores público e privado trabalhem em forma conjunta nessa direção e, por isso, é uma honra estar aqui, hoje, perante as autoridades de São Paulo com a vontade de colaborar e delinear um horizonte de expectativas comuns para a nossos jovens”, completou o empresário.

IDA À CIDADE DE JAGUARIÚNA (SP)

Na quarta-feira, 25, um grupo de 65 jovens de 17 países foi recebido na cidade de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas.

O primeiro compromisso do grupo foi a ida ao Centro de Convivência do Idoso Raízes da Vida, onde participaram de atividade com os idosos.

Em seguida, os jovens foram ao centro de transmissão da Sky, sendo recebidos pelo prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis, e pelo presidente da Sky Brasil, Gustavo Fonseca.

SOBRE OS PROMOTORES DOS EVENTOS

A Scholas Ocurrentes foi criada pelo Papa Francisco. José María del Corral é o diretor mundial do Scholas Ocurrentes e, no começo da iniciativa, teve a visão de convocar um encontro inter-religioso e multicultural, por meio do qual crianças de várias cidades do mundo se unem para construir um novo caminho com base em pontos em comum: as necessidades de pertencer e de encontrar um sentido à vida. 

Há mais de sete anos, José Maria del Corral e Dario Werthein, empresário latino-americano com forte comprometimento com a educação, uniram forças, a fim de ampliar esses encontros com a convicção de que a educação é a chave para um mundo mais justo e pacífico.

O Congresso Escola Plus é o principal programa educacional da Vrio Corp., presidido por Werthein. A iniciativa está presente em mais de 9.700 escolas da América Latina, das quais 80% são instituições rurais.

O programa fornece recursos audiovisuais, materiais didáticos e propostas de treinamento de professores mediante televisão via satélite – e outras plataformas – para fomentar o seu uso pedagógico em salas de aula, a fim de desenvolver as capacidades dos estudantes da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru.

Assim, jovens do mundo têm a oportunidade de utilizar a tecnologia como aliada para melhorar o presente, enquanto enfrentam preocupações com a mudança climática, a pobreza e a desigualdade, os conflitos religiosos e a discriminação racial e de gênero, fatores que afetam sua vida cotidiana e acrescentam incertezas sobre o futuro.

(Com informações de Vrio Corp. – Ketchum e Prefeitura de Jaguariúna)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários