Até o dia 29 deste mês, acontece no Vaticano a 16a assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que trata sobre a Igreja Sinodal.

Um livro recém-lançado pelas Edições Loyola, intitulado “Os passos espirituais do caminho sinodal: encontrar, escutar, discernir”, auxilia a entender melhor a sinodalidade neste momento central da história da Igreja.
A obra é de autoria do Padre Adelson Araújo dos Santos, SJ, mestre e doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele também é perito no Sínodo da Sinodalidade e Superior da comunidade da Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente é professor e diretor do Centro São Pedro Fabro (Roma) para a formação de formadores à vida sacerdotal e consagrada.
Inspirando-se na espiritualidade inaciana e nos textos da Sagrada Escritura, o autor comenta três passos espirituais deste caminho caminho sinodal, dando amplo destaque ao magistério do Papa Francisco e também aos últimos Sínodos sobre Família, Juventude e Amazônia, vistos como expressões singulares do caminho sinodal.
O primeiro passo é o Encontrar. Ele direciona o caminhar dos passantes e “encontrantes”. Trata-se de um passo de liberdade do Amor que se dá e doa totalmente, sem necessariamente ter um porquê, sem um para quê. Encontrar é gratuidade e foge de tudo o que é imposição e troca calculada.
O segundo passo é o Escutar. Proveniente do latim auscultare, “ouvir com atenção”, esse passo quer indicar o modo de escuta. Auscultar é como inclinar o ouvido, é o encostar a orelha, como um médico que ausculta para discernir a saúde do paciente. Trata-se aqui de um reclinar-se para deixar vir ao encontro aquele que necessita de ser escutado para, desse modo, receber a possibilidade de discernir.
Por fim, Discernir é o terceiro verbo que ajuda a compreender a dimensão espiritual da sinodalidade por meio do componente do discernimento, ou seja, de uma reflexão da mente e do coração que devemos fazer antes de tomar uma decisão.
Aos interessados em adquirir a obra, há no jornal O SÃO PAULO desta semana uma arte detalhada a respeito, que reproduzimos a seguir.
Fonte: Edições Loyola